Cinema Brasileiro: filmes para todos os gostos!

19.06.15

O cinema nacional está em constantes mudanças e já apresentou filmes que se transformaram em marcos, levando multidões aos cinemas, além do reconhecimento internacional e valorização dos nossos talentos, originalidade e temáticas brasileiras. Por isso, nesse dia 19 de junho é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro, oportunidade para conhecer ou relembrar os filmes que contam a trajetória nacional nas telonas.

As produções nacionais mais expressivas começam durante as décadas de 50 e 60, inclusive com a indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de O Pagador de Promessas (1962), vencedor do Palma de Ouro em Cannes. Com o movimento do ‘Cinema Novo’, com Glauber Rocha, outros filmes nacionais priorizam os custos baixos em histórias com denúncias sociais, desigualdade e miséria, apesar da época da ditadura. Outro sucesso foi Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), que levou mais de 10 milhões de espectadores ao cinema!

cinemanacional

Após um período de poucas produções ou destaques, foi na década de 90 que o movimento conhecido como Retomada voltou a produzir filmes de relevância, com o lançamento de Carlota Joaquina (1995) e a indicação ao Oscar de Melhor Filmes Estrangeiro com O que é isso, companheiro? (1997) . No fim da década, o sucesso de Central do Brasil (1998) abriria caminho para mais produções atuais e dramas sociais, como Bicho de Sete Cabeças (2001) e Cidade de Deus (2002).

Nas últimas décadas, não faltam exemplos de grandes produções que atraíram o público, como os dramas biográficos Carandiru (2003), Olga (2004), Dois Filhos de Francisco (2005) e Chico Xavier (2010). Tropa de Elite (2007) foi outra febre nacional que rendeu uma sequência com o título de recordista de público do cinema brasileiro. As comédias também arrastam multidões ao cinema, como os filmes da série Se Eu Fosse Você, De Pernas Pro Ar e Minha Mãe é uma Peça, sucessos que demonstram a vocação brasileira em fazer rir.

Hoje não faltam opções para todos os gostos entre as produções nacionais, como o lançamento do recente Meu Passado Me Condena 2, até o documentário Cássia Eller! O mais importante é quebrar de vez o conceito de que filmes nacionais são produções menores ou com pouca variedade.
Para curtir ainda mais o cinema nacional, não esqueça de manter seu sabor de Freegells preferido perto de você! =D

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.