Quando a timidez atrapalha no trabalho?

13.07.16

Aquele frio na barriga, rosto ruborizado, mãos geladas, esquecer o que ia falar… quem é tímido sabe como é difícil ter que encarar situações como entrevistas de emprego, reuniões em equipe ou apresentações para o público. Especialmente em áreas em que a boa comunicação e o contato com os clientes são indispensáveis, lidar com a timidez pode ser necessário para conquistar melhores oportunidades na carreira e aumentar a autonomia!

Timidez não é um defeito, nem necessariamente algo prejudicial. Caso sua personalidade seja mais introvertida, será normal manter uma postura menos social, evitar ser o centro das atenções e não sentir-se confiante para apresentações em ambientes desconhecidos. Há momentos profissionais e áreas, entretanto, em que o excesso de timidez poderá passar uma imagem errada de falta de confiança ou de capacitação, especialmente durante as entrevistas de emprego ou mesmo em apresentações e reuniões de equipe.

O profissional tímido, muitas vezes, pode passar a impressão errada de ser arrogante, pouco interessado nas outras pessoas ou mesmo inseguro nas suas opiniões e habilidades. Além disso, o profissional inibido tem dificuldades em expressar suas posições em grupo, o que pode fazer com que ele fique sempre atrás ou dependente dos outros membros da equipe para tomar as decisões, o que dificultará seu destaque profissional.

Caso a timidez esteja atrapalhando seu desenvolvimento profissional, vale tentar novas atitudes para reverter a situação. Mudar sua personalidade rapidamente não é possível, porém, você pode se preparar para as situações que normalmente te deixam inseguro. Em equipe, procure pessoas próximas em que possa confiar e manter um bom relacionamento corporativo. Já nas temidas apresentações ou entrevistas de emprego, evite dar brecha para o azar: esteja bem preparado quanto aos conteúdos discutidos, anote tópicos que facilitem a seguir seu raciocínio e não deixe que imprevistos tirem sua concentração.

Saiba aceitar seus méritos

É comum também que os profissionais tímidos tenham dificuldade em divulgar bons resultados ou mesmo pedir ajuda quando necessitam. Não tenha vergonha de contar com o auxílio de coordenadores ou colegas mais experientes que possam melhorar ainda mais seus resultados. Caso tenha uma conquista ou resultado positivo, vale também deixar a vergonha de lado e aproveitar o bom resultado, divulgar boas práticas ou mesmo ajudar quem está precisando.

Por isso, acredite mais em seu potencial e não deixe que a timidez atrapalhe seu potencial de conhecer novas pessoas e conquistar vagas ainda melhores!

 

 

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.