5 dicas para turbinar o seu currículo!

05.04.18

Seja para quem está procurando a primeira oportunidade na carreira ou para quem busca um reposicionamento, manter o currículo sempre atualizado é um diferencial que pode ajudar quando surge AQUELA oportunidade. Por isso, separamos cinco dicas para turbinar o seu currículo:

Apresentação

Um currículo de visual mais arrojado ou seguir o padrão clássico? Hoje é possível encontrar inúmeros modelos de currículos diferentes na internet, dos mais tradicionais aos ousados. O que determinará a apresentação, em parte, é o tipo de empresa e área em que você atua, assim posições mais formais e empresas tradicionais podem não receber bem um currículo com ilustrações, por exemplo.

Qualidade ou Quantidade?

No primeiro momento um currículo longo parece que vai impressionar mais o recrutador, porém, com rotinas cada vez mais atribuladas os conteúdos que não sejam objetivos podem ser deixados de lado com facilidade. Por isso, não coloque cursos ou experiências que não sejam pertinentes para aquela vaga e deixe os dados pessoais como hobbies e formação familiar para uma entrevista pessoal.

Revise as informações

Antes de encaminhar o currículo sempre verifique se todas as informações estão atualizadas, especialmente os contatos por e-mail e o celular. Além disso, erros de português e currículos sem ordem cronológica (das atividades mais recente para as mais antigas) podem passar uma impressão de pouco interesse e desorganização.

Nada de dar “aquela aumentadinha”

Querer impressionar com termos técnicos, aumentar frases ou usar um tom muito formal só faz sentido se sua área ou empresa desejada têm esse perfil. Procure deixar as informações bem claras: pense que além do seu o recrutador irá receber dezenas de currículos e muitas vezes precisa agilizar o processo.

E para quem ainda não tem experiência?

Especialmente para quem é mais jovem ou está procurando as primeiras oportunidades montar um currículo que não pareça “vazio” é um desafio. Assim, pense em experiências mais gerais, sejam cursos, intercâmbios, trabalhos voluntários e até mesmo trabalhos com amigos e parentes, por exemplo. Nunca coloque experiências falsas ou invente qualificações: durante a entrevista possivelmente os recrutadores irão perguntar sobre isso.

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.