Brincadeiras de antigamente para fazer nas férias!

30.11.16

Férias de fim de ano, um dos momentos mais esperado pelas crianças! Seja para quem vai viajar ou mesmo ficar em casa, separamos cinco brincadeiras e jogos bem tradicionais para você fazer com os amigos e familiares! E o melhor: brincadeiras que não precisam muito além de objetos que você já tem em casa e um pouco de imaginação! 😉

Estátua

Essa brincadeira é divertida para fazer em grupo, entre quatro a cinco crianças. Nesse jogo simples, uma criança é o líder que deverá falar ‘1,2,3, estátua’ e as outras crianças deverão parar no lugar e na pose em que estão, sem poder mais se mexer. Ganha a brincadeira e se torna o próximo líder quem for o último a permanecer na pose por mais tempo. Para dificultar e deixar mais engraçado, você pode tentar fazer as crianças rirem e saírem da pose, sem poder tocar nos participantes! A brincadeira lembra o atual ‘’Mannequin Challenge’, uma tendência entre famosos!

Brincadeiras de Roda

Forme um círculo com as outras crianças. Em roda, vocês podem fazer brincadeiras de coordenação motora e atenção, como Batata Quente, Passa Anel, Escravos de Jó…

Na batata quente, uma criança ficará de costas fora da roda falando ‘batata quente, quente, quente…’ enquanto as outras crianças vão passando de mão em mão alguma bolinha ou objeto pequeno. Quando a criança de fora disser ‘Queimou’, quem estiver com o objeto nas mãos sai da roda também, até que só sobre uma criança, o vencedor.

No passa anel, o que vale mais é a observação. Em círculo ou em fila, todos os participantes devem ficar com as mãos juntas e entreabertas, como uma concha. Uma criança com o anel irá passar por todos os participantes colocando as mãos dentro das mãos dos colegas, até escolher um para quem ele vai passar o anel sem deixar que os outros vejam. Depois de terminar, ela escolhe um participante sem o anel que deverá dar um palpite com quem o anel está. Vence quem acertar o palpite de primeira.

Já no escravos de jó, enquanto cantam “escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá”, enquanto os participantes vão trocando os objetos e fazendo o que diz a música.

Amarelinha

Para essa brincadeira, desenhe com giz ou fita adesiva as casas em sequência no chão, seguindo uma sequência de uma e duas casas, como na figura abaixo. Jogue um objeto (que pode ser uma bolinha) em uma das casas que não poderá mais ser pisada durante a brincadeira. O objetivo é chegar até o fim das casas ora pulando com os dois pés, quando tiver uma casa ao lado da outra, ora com um só, sem sair da área demarcada.

Queimada

Para essa brincadeira, é necessário ter espaço e crianças para formar dois grupos, com no mínimo dois participantes em cada. Com uma bola pequena e macia, o objetivo é acertar um participante do time adversário, eliminando um a um. Caso a criança consiga pegar a bola com as mãos, sem deixar tocar no restante do corpo, ela pode continuar na brincadeira. Ganha o time que eliminar primeiro todos os participantes adversários.

Jogos com papel

Stop, forca, detetive… são várias opções de jogos possíveis com um pedaço de papel. Entre as opções, o detetive é exige atenção. Em um pedaço de papel, escreva ‘detetive’, ‘espião’ e ‘vítimas’, com a quantidade de crianças. Misture os papéis e as crianças devem sortear. Quem tirar o papel com ‘espião’ deverá piscar discretamente para os outros participantes. Se forem vítimas, elas deverão sair da roda, enquanto o detetive deve ficar de olho em quem é o responsável das piscadas. Quando tiver certeza de quem é o espião deverá declarar o nome do participante. Ganha o jogo se o detetive descobrir antes que as vítimas terminem.

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.