Aumente o Som e Curta o Dia Mundial do Rock!

13.07.15

Entre todos os estilos musicais, o rock ‘n’ roll sempre esteve associado com o espírito transgressor e juvenil, marcando mudanças sociais e sempre embalando gerações com seus questionamentos e músicas que viraram hinos! Conhecido pelo uso de guitarra elétrica, bateria e baixo (formação clássica que ainda hoje é utilizada), no Dia do Rock, 13 de julho, conheça ainda mais os momentos marcantes e artistas que fizeram desse estilo musical uma expressão cultural!

Com influência da música negra americana e do blues, Chucky Berry e Little Richard foram alguns dos pioneiros, ainda na década de 50, ao apostarem nos solos de guitarras para incrementar a música. O Rei do Rock, Elvis Presley, foi o primeiro ‘rockstar’ ao aliar a voz potente com movimentos de dança frenéticos e a adoração de fãs do mundo inteiro, apesar de ainda não ser bem aceito pelos setores mais conservadores, que viam no som uma proposta de rebeldia jovem.

Apesar de ser criação americana, foram os britânicos quem levaram o rock a um novo patamar de popularidade com o sucesso astronômico dos The Beatles e os Rolling Stones, uma das bandas mais antigas que ainda está em atividade, arrastando multidões de fãs pelo mundo. No fim da década de 60, com o Festival de Woodstock (1969), o rock ainda seria utilizado como expressão do movimento hippie, com os talentos de Jimi Hendrix e Janis Joplin.

Nas décadas seguintes, o rock começaria a influenciar novos movimentos e estilos musicais, indo do som mais pesado com batidas fortes (heavy metal de Led Zeppelin, Alice Cooper e Black Sabbath), as experimentações musicais de bandas como Pink Floyd (rock progressivo), a vertente mais dançante e futurista (com o glam rock de David Bowie e Elton John), além do som mais cru e cheio atitude de bandas como Ramones e Sex Pistols, que marcariam o começo do movimento punk.

Com o surgimento da MTV, com a divulgação de clipes e shows durante os anos 80 para o público jovem, o pop de Michael Jackson e Madonna arrastam multidões de seguidores, enquanto bandas com uma postura de `rockstar` começaram a conquistar popularidade, como o U2 e Red Hot Chilli Peppers. A década de 90 marca a explosão do movimento grunge, com a popularidade do Nirvana, Pearl Jam e R.E.M, indo de um movimento alternativo e mais cru, até a idolatria por Kurt Cobain, ainda hoje lembrado pela morte prematura do cantor. Todas essas vertentes ainda hoje mantém grande influência em novas bandas e movimentos, indo de bandas veteranas que ainda estão na ativa, até novos grupos que utilizam essas influências sonoras de maneira inovadora!

No Brasil o rock também marcou os avanços sociais e gerações jovens, indo do movimento da Jovem Guarda (liderado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa) nos anos 60, passando pela ousadia de artistas como Raul Seixas, Secos e Molhados e a ‘mãe do rock nacional’, Rita Lee. Nos anos 80, muitas bandas ainda hoje na ativa marcariam gerações com suas letras, com o sucesso de Blitz, Kid Abelha, Legião Urbana, Titãs e Os Paralamas do Sucesso, atingindo o auge com o festival Rock In Rio em 1985 (e com uma nova edição nesse ano!). Hoje, diversas bandas brasileiras indicam que o estilo musical e não dá sinais de cansaço ou irrelevância, combinando sempre com os anseios e desejos de cada geração!

E você? Que banda ou música marcou sua história e será indispensável escutar nesse Dia Mundial do Rock?

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.