Cuide da saúde – dicas de prevenção para você!

05.08.15

Você é daqueles que sempre remarca consultas, esquece de buscar exames ou evita buscar a ajuda médica? Especialmente em uma rotina cada vez mais atribulada com atividades do trabalho, estudos e eventos sociais, muitas vezes deixamos os cuidados com a saúde de lado e as consequências, como bem sabemos, não serão das melhores.

Com o objetivo de estimular os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças, no dia 05 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Saúde, data instituída pelo Ministério da Saúde em 1967, como homenagem ao aniversário do sanitarista Oswaldo Cruz. Para celebrar essa data, separamos algumas dicas para você não deixar a saúde de lado e garantir seu bem-estar!

– Vacinação

A vacinação não é exclusividade das crianças: a vacina contra o tétano, por exemplo, precisa ser reaplicada há cada 10 anos para manter a ação preventiva. Caso esteja com viagem marcada para outro país ou regiões brasileiras, é necessário conferir se há vacinas específicas exigidas para prevenção de doenças regionais, como a vacina de febre amarela em algumas localidades brasileiras. Por isso, vale a pena encontrar sua carteira de vacinação e conferir se não é necessário uma reaplicação de alguma vacina importante!

– Exames e Consultas Preventivas

Quando se trata de saúde, prevenir é o melhor caminho. Esperar que os sintomas piorem para buscar auxílio médico pode prejudicar o tratamento e colocar em risco o bem-estar do paciente. Mesmo que você não esteja sentindo-se mal, fazer exames anuais de acordo com sua faixa etária, hábitos e histórico familiar pode ajudar a manter a saúde e detectar problemas antes deles se manifestarem. O famoso ‘chek-up’ anual pode incluir exames de colesterol, triglicerídeos, taxa de glicemia e anemia.

FotorCreated

Cuidado Especial para Elas

Desde meninas as mulheres são mais estimuladas a cuidarem da saúde, realizarem exames preventivos e buscarem auxílio médico quando necessário, o que ajuda a explicar a maior expectativa de vida entre elas. De acordo com uma pesquisa do IBGE, a taxa de mulheres que se consultam com um médico anualmente é de 78%, enquanto entre os homens a porcentagem não passa dos 63%. Além de alguns exames específicos, dependendo da faixa etária e histórico familiar, o Papanicolau (para prevenção do câncer de colo do útero) e a mamografia deve ser realizadas anualmente para mulheres acima dos 40 anos.

– Não esqueça dos retornos e retirada dos exames!

Uma pesquisa realizada por Secretarias Municipais de Saúde indicou que 30% dos pacientes não retiram os resultados dos exames realizados no Sistema Único de Saúde (SUS). Com esse dado, podemos concluir que muitos também não retornam aos médicos ou mesmo continuam os tratamentos indicados. Mesmo com as atribulações da rotina e outros compromissos, devemos planejar e respeitar os horários de consultas agendadas, colocando nossa saúde como prioridade e evitando que sintomas e doenças se agravem.

Nesse Dia Nacional da Saúde, programe as consultas e especialistas que você precisa para manter a saúde em dia!

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.