Evite erros de comunicação no ambiente de trabalho

26.10.16

Em ambientes corporativos um e-mail mal redigido ou até mesmo uma mensagem mal interpretada pode ser motivo suficiente para gerar complicações futuras e até dificultar o entrosamento do restante da equipe. Para evitar situações em que a comunicação não é eficiente, algumas dicas podem ajudar, e muito, a evitar complicações.

Seja objetivo em suas comunicações profissionais

A postura e linguajar de um profissional é um dos pontos que definem a carreira. Por isso, uma comunicação clara é a forma mais eficiente de se expressar para seus superiores, clientes ou parceiros da equipe. Seja em uma apresentação, reunião, e-mail ou comunicado geral, a principal preocupação na escrita corporativa deve ser transmitir a mensagem central de maneira clara, ordenando argumentos ou fatos de maneira sucinta. Florear, incluir outros tópicos ou palavras de entendimento restrito (como muitas siglas e termos técnicos) poderão afetar a qualidade do seu comunicado.

Apesar dos ambientes de trabalho estarem cada vez mais informais, há clientes e parceiros que ainda prezam por um contato mais formal, especialmente quando não há um contato direto e pessoal entre os profissionais. Por isso, especialmente nos primeiros contatos, mandar ‘beijos’, usar abreviações, gírias ou mesmo apelidos pode não ser associado com uma postura profissional por todos.

Obviamente, erros ortográficos constantes na comunicação corporativa também passam uma má impressão para parceiros e clientes. Portanto, antes de enviar arquivos ou mensagens importantes vale pedir para um colega revisar o conteúdo. Vale também sempre conferir a ortografia e acentuação das palavras de acordo com as novas regras ortográficas.

Postura corporativa no Whatsapp e Redes Sociais

Hoje, além dos canais mais tradicionais, os profissionais também estão em contato com clientes e colaboradores pelas redes sociais como o Facebook e o Whatsapp. Mesmo nesses canais que são naturalmente mais informais e rápidos, é importante manter a postura profissional, evitando gírias, abreviações ou expressões que você usaria com amigos. Além disso, mantenha o Whatsapp para recados ou dúvidas pontuais com resolução simples, evitando enviar diversas mensagens para o mesmo assunto. Nesses casos opte pelo e-mail.
Saber se expressar em diferentes momentos poderá ser um diferencial para sua carreira, conseguindo deixar suas posições e necessidades de maneira clara para todos e aumentando ainda mais a produtividade!

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