Fique Frio: Aprenda um novo idioma esse ano!

23.01.15

Seja por motivos profissionais ou por desenvolvimento pessoal, aprender uma nova língua sempre abre novas portas e descobertas culturais. É  sempre uma grande conquista ler um livro em outro idioma, conseguir entender uma música ou filme estrangeiro e ainda se comunicar fora do país sem dificuldades. Para começar a estudar uma nova língua, ou para aqueles que precisam melhorar a fluência em um idioma, separamos algumas dicas:

1 – Chega de desculpas!

Aprender uma nova língua nem sempre é fácil: são outras regras gramaticais, fonética diferente, palavras que não têm tradução… as dificuldades podem assustar no começo, especialmente para quem está com dificuldade na pronúncia ou entendimento das palavras. O primeiro passo é não ceder a esses obstáculos e ter a convicção de que com treino e dedicação será possível atingir o objetivo. Como outras tarefas da rotina, estabeleça prazos e tarefas que te ajudarão nesse processo.

2 – Procure o método que seja mais fácil para você! 

Se você gosta de estudar sozinho, atualmente muitos professores oferecem aulas por Skype, assim você pode estudar em casa e só tirar as dúvidas online. Para aqueles que preferem uma sala de aula e o contato com outros estudantes, procure diferentes escolas e métodos, já que muitas vezes a programação do curso pode não corresponder com seu objetivo no momento. Para o aprendizado mais rápido, aulas particulares podem se adaptar à sua necessidade, seja uma viagem ou uma apresentação no trabalho, por exemplo.

3. Aplicativos e Sites que ajudam nessa tarefa

A tecnologia pode ajudar, e muito, no aprendizado de uma nova língua. Atualmente, você consegue baixar aplicativos que estimulam o aprendizado com tarefas diárias de leitura ou compreensão de outra língua, como o Duolingo, uma referência no segmento, disponível para dispositivos Android e iOS, gratuitamente. Para quem prefere estudar pelo computador, os sites LiveMocha, Buzzu e Web Línguas oferece dicas e exercícios de leitura, escrita e podcasts.

4 – Coloque o novo idioma em sua rotina

Atualmente nem todos têm uma ou duas horas diárias para se dedicar ao estudo de outra língua e terminam deixando de lado o que já foi aprendido. Para isso, pequenas mudanças de atitudes podem agregar ao seu vocabulário e vivência, como ler uma matéria de jornal em outra língua diariamente, ouvir rádios e podcasts na internet, além de assistir séries e filmes no idioma original. Para que o aprendizado não seja exaustivo, escolha assuntos que mais te interessam ou agregam em sua experiência profissional, assim você terá curiosidade em pesquisar e conhecer cada vez mais.

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.