26 de fevereiro – Dia do Comediante

26.02.15

Mesmo nos momentos mais difíceis, sejam escândalos políticos ou discussões sobre valores culturais, o brasileiro sempre foi conhecido por levar as situações com muito bom humor e irreverência. No país, os humoristas e comediantes conquistam milhares de fãs com piadas memoráveis e são ícones para gerações! Para celebrar esse Dia do Comediante, 26 de fevereiro, lembramos alguns nomes que fizeram do humor brasileiro uma referência.

– Chico Anysio

Ícone do humor brasileiro, Chico deixou saudades com seus mais de 200 personagens diferentes, que conseguiam tirar risadas de diversas situações. Entre os personagens clássicos estão o professor Raimundo, Bento Carneiro o vampiro Brasileiro, o repórter Alberto Roberto e o caipira Quirino. O que torna Chico uma referência no humor foi o talento para criar personagens e escrever os próprios roteiros nos 40 anos em que esteve na televisão brasileira.

– Ary Toledo
Ele é referência quando o assunto são as piadas, especialmente aquelas ‘politicamente incorretas’. Sucesso na TV, teatros e até livros, Ary sabe fazer rir com aparentemente qualquer assunto, sendo as piadas de diferenças regionais (homem com campo X homem da cidade), nacionalidades (português X brasileiro) ou mesmo sexos (mulheres x homens) sua marca registrada na arte de fazer rir.

– Jô Soares

Muito antes de comandar um programa de entrevistas e ser um escritor renomado, Jô Soares já conquistava o público com o humor inteligente e recheado de referências. No programa Viva O Gordo, ele interpretou diversos personagens, entre eles Zé da Galera (um torcedor fanático), Reizinho (um mimado rei) e Venturoso. Atualmente, Jô Soares está afastado dos quadros de humor e apresenta o Programa do Jô, conciliando a produção de peças de teatro.

– Ronald Golias
Ele fez rir na televisão, rádio e cinema! Golias, como era conhecido, fez sucesso na ‘Praça da Alegria’, com Manuel de Nóbrega e se tornou um dos pioneiros do humor na TV. Na TV Record ele arrancava gargalhadas com a transmissão de Família Trapo, um de seus maiores sucessos. Para os mais jovens, Golias é lembrado nas participações em especiais e programas do SBT, sempre acompanhando por Manuel de Nóbrega e a apresentadora Hebe Camargo, além de personagens como Mestre Uála e Pacífico.

– O Stand Up e novos nomes do Humor

Nos anos 00, um novo tipo de humor toma conta do Brasil: o stand up ou ‘humor de pé’, um padrão americano que foi bem recebido em nosso país e revelou uma nova geração do humor, como Rafinha Bastos, Danilo Gentili e Marco Luque. Não demorou para eles saírem dos palcos e ganharem as telas de TV com programas como o Pânico ou CQC, se tornando um novo padrão de humor, mais ácido e escrachado. Da MTV, o casal de comediantes Dani Calabresa e Marcelo Adnet conquistaram muitos fãs, enquanto Tatá Werneck estrelou novelas. Nos últimos anos, foi o sucesso virtual Porta dos Fundos que se tornou referência de humor na Internet.

 
E você? Tem algum humorista brasileiro que te faça gargalhar? Quais seus preferidos?

 

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.