Aproveite o Halloween – histórias e tradições da festa!

28.10.16

A cada ano o Halloween se torna uma festa ainda mais conhecida e popular entre as crianças e adolescentes brasileiros. Marcadas pelas divertidas fantasias e várias guloseimas, a origem da festa tem relação com costumes e lendas bem antigas!

As lendas do Halloween

A origem do Halloween tem ligação direta com a celebração da ‘festa de todos os santos’, em 1 de novembro. Com origem nas celebrações celtas, na véspera da data as fantasias e disfarces assustadores seriam necessários para espantar e confundir os maus espíritos e garantir prosperidade com boas colheitas.

Levado pelos imigrantes como os irlandeses à América do Norte, a festa de Halloween ainda adotaria novos e conhecidos elementos, como as abóboras decoradas (da lenda do Stingy Jack), as lendas sobre as bruxas e a saída das crianças para pedir guloseimas com a famosa frase ‘doces ou travessuras’.

Com o passar do tempo, os monstros da literatura e cinema, como os clássicos Drácula, Frankestein e Lobisomem também foram inseridos na tradição da festa, além de diversos personagens modernos. Imortalizado em várias animações e filmes, o costume de celebrar o Halloween espalhou para demais países ocidentais principalmente por esses personagens.

Halloween no Brasil
Apesar de não ser uma celebração original da cultura brasileira, a festa de Halloween está cada vez mais popular em escolas, clubes, centros comerciais e condomínios residenciais. Com influência dos filmes e da televisão, no Brasil as festas de Halloween são realizadas normalmente entre o fim do mês de Outubro e o feriado de Finados em 2 de novembro. Enquanto muitos, especialmente as crianças, adoram a oportunidade de festejar, outros ainda acreditam que a festa não faz parte da nossa cultura, sem a valorização do nosso folclore.


Aproveite a celebração!

Para curtir o melhor da festa de Halloween primeiro é necessário pensar na fantasia. Muitas vezes nem é necessário comprar novos itens, já que com roupas do dia a dia e um pouco de imaginação é possível improvisar uma fantasia diferente e divertida. Para os meninos, uma capa preta ou um tapa-olho de caveira já são suficientes para começar uma fantasia de vampiro ou pirata. Já para as meninas, chapéus e varinhas ajudam na fantasia de bruxas e fadas! O mais importante é se divertir na hora de escolher o visual e o personagem!
Para completar a festa e compartilhar com os amigos, escolha seu sabor preferido de Buzzy para deixar as guloseimas ainda mais divertidas!

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.