Como lidar com relacionamentos difíceis no ambiente de trabalho?

26.09.16

Ter que lidar com clientes, colegas ou mesmo chefes desagradáveis pode ser um dos motivos que deixam a rotina de trabalho ainda mais difícil e desconfortável, o que pode levar até mesmo ao pedido de demissão em alguns casos mais extremos. Para saber como lidar com esse tipo de problema corporativo, separamos algumas dicas e reflexões!

– Saiba separar os relacionamentos

No ambiente de trabalho as relações devem ser guiadas principalmente pela ética e cordialidade, porém, é comum que haja pessoas com quem você tenha mais afinidade que outras. Caso não seja possível desenvolver amizades, mantenha o ambiente com uma boa relação, sem problema comuns de fofocas ou inimizades. Entre aqueles que você tem menos afinidade, é necessário manter a relação profissional, com o foco na realização de tarefas e sem aproximação pessoal. Se necessário, estabeleça limites sobre os assuntos e tarefas que está disposto a tratar dentro do ambiente de trabalho. Saiba separar as críticas pessoais e profissionais e não reaja de maneira emocional.

– Busque conversar sobre a situação

Caso perceba que a relação com um colega ou cliente está ruim, procure o auxílio de um coordenador ou pessoa de confiança para compartilhar a situação e buscarem juntos uma solução. Nesses casos, quanto antes procurar o auxílio, melhor para o desenvolvimento das tarefas. O mais importante é manter a discussão apenas em pontos profissionais, elencando os argumentos que prejudicam o trabalho e evite transformar a queixa em uma fofoca ou assuntos pessoais. Se o problema for com um chefe ou superior, procure o auxílio de um profissional do RH que possa te aconselhar sobre a melhor posição a ser adotada.

– Documente suas atividades

Especialmente em ambientes corporativos em que as pessoas não são tão próximas, procure documentar tudo que for solicitado ou planejado em reuniões e ligações. Ter o registro das ações que você realiza poderá evitar eventuais contratempos ou informações cruzadas, te protegendo de possíveis acusações. Se preferir, logo após reuniões ou ligações documente os principais pontos por e-mail e envie para toda a equipe responsável ficar ciente.

– Evite as fofocas e mantenha as informações claras

Fofocas corporativas podem prejudicar, e muito, o andamento das tarefas e o entrosamento entre as equipes. Dessa maneira, evite que uma inimizade no ambiente corporativo torne-se um comentário entre os colaboradores. Para isso, deixe as informações claras e mantenha uma postura profissional, não permitindo comentários sobre suas ações fora da empresa. É importante manter a autoconfiança para não deixar que essa situação prejudique o seu estado emocional e suas atividades cotidianas.

 

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