De olho nas finanças – dicas e ferramentas para controlar os gastos!

05.05.16

Especialmente em momentos de oscilações no mercado, controlar as finanças pode ser decisivo para evitar dívidas ou complicações futuras. Para conseguir fazer esse controle diário, o primeiro passo é estabelecer metas e contar com ferramentas que te ajudem a monitorar os gastos.

– Saiba exatamente onde você gasta seu dinheiro

Nem sempre temos a noção clara do quanto ou como gastamos nosso dinheiro, o que pode gerar surpresas negativas no fim do mês. Para conseguir fazer esse acompanhamento é necessário ter o comprometimento de anotar todas as despesas diárias, desde aqueles gastos rotineiros (estacionamento, alimentação, transporte…), até os passeios, restaurantes, contas, viagens ou compras inesperadas. Muitas vezes, pequenos gastos diários quando somados no fim do mês podem resultar em uma alteração no orçamento que não era planejada, o que poderá indicar futuros ajustes e até mudanças na sua rotina.

– Defina prioridades e objetivos

Para ajudar no controle financeiro, nada melhor do que ter uma prioridade ou objetivo bem definido, seja quitar uma dívida, conseguir economizar ou mesmo planejar uma viagem ou curso. Caso já tenha uma dívida, essa deve ser a prioridade para evitar novos parcelamentos ou compras por impulso que possam desequilibrar o orçamento. É comum que muitas pessoas parcelem compras no cartão de crédito pela impressão de ‘suavizar’ o custo, mas em muitos casos optar pelo pagamento à vista renderá descontos e uma noção real do orçamento. Além disso, para evitar juros ou esquecer a data de pagamento, pague sempre as contas e boletos com antecedência.

FotorCreated (58)

– Evite compras por impulso

Diariamente recebemos dezenas de e-mails e anúncios que garante ‘promoções com preços imperdíveis’, o que pode ser o apelo necessário para comprarmos peças que nem sempre precisamos. Para conseguir se controlar, estipule uma parcela do seu salário destinado para ‘gastos pessoais’, seja com passeios ou compras, o que te ajudará a ter noção se o limite foi ultrapassado. Para ajudar, você pode procurar alternativas mais baratas, como passeios gratuitos na cidade, áreas de lazer públicas ou focar mesmo em objetos ou peças de roupa que você realmente precise.

– Controle os gastos pelos aplicativos

Hoje passamos grande parte do dia com o celular na mão e podemos utilizá-lo como um aliado na hora de controlar os gastos. Entre os apps mais conhecidos para o controle financeiro, temos o GuiaBolso, Minhas Economias e o Gastos Diários. Há até o Tippz
que ajuda a anotar e dividir as contas de restaurante com agilidade. Para quem adora pesquisar preço, aplicativos e sites como o Buscapé e o Zoomp te ajudam a acompanhar promoções e as variações de preços em diferentes lojas.

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.