Dia das Crianças: Brincadeiras para celebrar a data!

11.10.15

Aprender, se divertir, conhecer novas pessoas, passar mais tempo com a família… não faltam motivos e benefícios para os pequenos brincarem MUITO nesse Dia das Crianças, 12 de Outubro. Celebrado no Brasil desde o ano 1920, por proposta do deputado Galdino do Valle Filho, essa data é perfeita para a garotada (e muitos adultos também) relembrarem brincadeiras e jogos simples, que vão além das tecnologias atuais e podem ser realizados em grupo de amigos ou familiares!

Aproveite esse feriado para ter bons momentos e realizar ótimas brincadeiras:

– ‘Stop’

Essa brincadeira tem nomes diferentes dependendo da região, assim como algumas regras e características. No geral, você só vai precisar de folhas de papel e lápis para fazer uma tabela com colunas e itens como ‘cidades, animais, objetos, cores, celebridades ou personagens…’. Depois de preparar as colunas, em cada rodada uma letra é escolhida e os participantes deverão colocar palavras que comecem com a letra para cada item. Ganha aquele que terminar todas as colunas o quanto antes, acumulando pontos! Para deixar mais acirrado, você pode combinar que palavras repetidas por rodada valem menos pontos, estimulando que todos soltem a criatividade e busquem palavras diferentes ou pouco conhecidas!

– ‘Na Testa’

Brincadeira comum em filmes e seriados, o ‘na testa’ é muito fácil de fazer e fica ainda mais divertido em grupos grandes! Em um pequeno pedaço de papel, cada participante deverá escrever o nome de um personagem que todos conheçam. Depois que todos terminarem, coloque uma fita adesiva no papelzinho e cole na testa do participante da sua direita, sem que ele consiga ver o que está escrito. O objetivo do jogo é justamente descobrir quem está escrito na sua testa, com dicas que os outros participantes vão te informar a cada rodada. Ganhará aquele que descobrir o nome que está colado com menos dicas!

FotorCreated (19)

– Detetive

Nessa brincadeira, é necessário ser bom observador e controlar as emoções! Primeiro, separe pequenos pedaços de papel na quantidade de participantes e escreva ‘detetive’ em um dos papéis e ‘assassino’ em outro. No restante deverá ser escrito ‘vítima’. Misture bem todos os papéis e distribua um para cada participante, que deverá esconder o que tirou dos outros jogadores. Aquele que tirar o papel escrito ‘assassino’ deverá discretamente piscar para os outros jogadores, que se se forem a ‘vítima’ deverão dizer ‘morri’ e sair da rodada. A função do detetive será perceber quem é o criminoso e dizer ‘preso’, antes que todas as vítimas estejam fora do jogo.

Dança das Cadeiras

Essa brincadeira era muito comum em festas e comemorações infantis e é fácil de fazer: separe as cadeiras para que sempre tenha uma cadeira a menos que a quantidade de participantes no jogo. Depois, com todos em círculo, coloque uma música para que os integrantes comecem a andar ao redor das cadeiras. Quando a música parar, eles devem ser rápidos e sentar na cadeira mais perto. Aquele que não conseguir sentar-se, deve sair da brincadeira, levando uma cadeira consigo. A brincadeira prossegue até que o vendedor consiga sentar na última cadeira!

 

 

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.