Dia do Nutricionista: coma melhor e viva com mais saúde!

31.08.16

Todos já devem ter ouvido aquele velho ditado: “você é o que você come”; não é mesmo? Bem, mais do que apenas uma convenção popular, essa frase diz muito sobre a importância de uma alimentação saudável em nosso dia a dia, que vai muito além da aparência ou da estética, e poder influência direta em nossa saúde e qualidade de vida.

É por isso que hoje temos um dia dedicado a homenagear um profissional cada vez mais requisitado, não só por quem se preocupa com a aparência e o bem-estar, mas também por aqueles que buscam um estilo de vida mais saudável. Esses profissionais são capazes de construir uma dieta mais saudável de acordo com cada pessoa, seus gostos, seu metabolismo, sua rotina, suas restrições alimentares ou condições de saúde. É claro que estamos falando da profissão de nutricionista!

UMA PROFISSÃO, MUITAS FUNÇÕES

Além de seus hábitos alimentares informados na consulta, o nutricionista pode pedir exames laboratoriais ou utilizar aparelhos como o adipômetro e a balança de bioimpedância (que descobre níveis de água, músculo e gordura corporal em cada parte do corpo), para determinar a quantidade e a qualidade dos alimentos e nutrientes que você mais precisa introduzir na dieta.

O nutricionista saberá adequar uma dieta que garanta sua qualidade de vida contornando até mesmo grandes restrições de uma forma saudável, como, por exemplo, no caso de alguém intolerante a lactose ou outros alimentos.

Uma pessoa que gosta de manter a boa forma deve saber que a alimentação é a maior responsável por trazer os resultados estéticos desejados e, principalmente, garantir a maior eficiência da prática esportiva, seja na forma de um esporte, musculação, ginástica, etc. Uma pessoa que faz musculação, por exemplo, e não ingere os nutrientes necessários para suplementar os gastos diários do corpo, dificilmente alcançará os resultados que deseja. E vale lembrar também que, consequentemente, a alimentação saudável poderá trazer melhoras para a auto-estima e a qualidade de vida.

Problemas mais graves como prisão de ventre, infecções, hipertensão, diabetes e obesidade também podem estar ligados à qualidade da alimentação. O nutricionista poderá determinar isso com a investigação oral e exames laboratoriais que determinem deficiências nutricionais e, assim, sugerir mudanças na alimentação e até mesmo suplementação com vitaminas.

MUDE SUA DIETA AOS POUCOS

Lembre-se sempre que não é recomendado entrar em dietas malucas da internet sem um acompanhamento profissional. O nutricionista saberá avaliar exatamente quais alimentos você deve comer mais, menos, introduzir ou retirar de sua dieta.
No entanto, um fato é certo, uma boa alimentação é uma alimentação equilibrada! Não fique sem comer. Quantidade não é qualidade quando se trata de alimentação.

Para tomar a primeira iniciativa, comece com coisas mais simples. Confira algumas dicas:

– Faça substituições simples: arroz integral em vez do branco, atum em água no lugar do óleo, peito de peru ao invés de presunto, queijos brancos em vez de amarelos, grelhados e assados ao invés de fritos.
– Fuja da farinha e do sódio. Atente-se aos rótulos e busque introduzir cada vez mais alimentos naturais na alimentação.
– Nada é proibido, a não ser que você tenha uma restrição de saúde! Permita-se ás vezes, sem exageros, e você perceberá que manter uma alimentação bacana não é bicho de sete cabeças.
– Comece com metas semanais. Determine o que você deve comer durante a semana e avance aos poucos para objetivos mais rotineiros.
– Patês, purês, batidas e vitaminas são formas interessantes de introduzir alimentos novos na alimentação quando se tem dificuldade para gostar de certas coisas.
– Tome muita água, coma muitas frutas e deixe o açúcar de lado.

Você vai perceber que para comer bem não precisa e não é interessante sofrer. Comer o que você não gosta apenas tornará a tarefa ainda mais difícil. Conte com o seu nutricionista para criar uma dieta equilibrada com alimentos que você goste! É possível ter uma alimentação equilibrada e ainda sentir prazer ao comer 🙂

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.