Os brinquedos de cada geração – Parte 1

08.10.13

Ninguém sabe muito bem como um brinquedo se torna um grande sucesso, mas a verdade é que alguns se tornam tão famosos que viram símbolos de uma geração ou década específica! O melhor é que, muitas vezes, esses brinquedos ou brincadeiras acabam voltando alguns anos depois, com novidades e até modificações na maneira de brincar!

Vamos ver alguns brinquedos que fizeram muito sucesso no passado? Alguns continuam em alta!

– Bambolê

buzzy bambolêO bambolê é um brinquedo muito simples e o objetivo da brincadeira é rodá-lo em diferentes partes do corpo, sem deixar cair. Pela simplicidade, o bambolê é indicado tanto para meninos, quanto para meninas, sendo possível brincar com mais de um. Nos anos 90, com a divulgação do popular grupo É o Tchan, o bambolê se tornou uma verdadeira febre entre as crianças, que queriam imitar as coreografias do grupo.

– Pogôbol

buzzy pogobolEsse brinquedo é um verdadeiro símbolo dos anos 80, com o estrondoso sucesso de vendas! O pogôbol era basicamente uma bola com uma base para colocar os pés, onde as crianças se equilibravam e pulavam. As primeiras tentativas não eram muito fáceis, mas depois de pegar o jeito, o pogôbol era muito divertido! Atualmente, o modelo antigo não é mais fabricado, mas é possível encontrar uma nova versão, com uma base para apoiar as mãos!

– Mola Maluca

buzzy mola malucaPara as crianças de hoje, acostumadas com tecnologias e jogos de alta definição, talvez, a mola maluca não tenha muita graça. O brinquedo era bem simples: uma mola feita de plástico colorido ou até de metal, que ficava balançando de uma mão para outra. O mais divertido era tentar deixar a mola em um objeto ou fazê-la cair da escada. A origem do brinquedo é bem curiosa: um engenheiro deixou uma mola cair da estante e percebeu o movimento divertido. Depois disso, investiu na produção, por inciativa própria!

– IoIô

buzzy ioiôO ioiô é um dos brinquedos mais antigos de todos os tempos, sendo utilizado até como arma em algumas épocas! O sucesso dessa brincadeira é tão grande que sempre é possível ver alguém se divertindo com esses dois discos unidos por um eixo que desce e sobe o barbante! O nome, em filipino, quer dizer exatamente isso: ‘volte aqui’, de acordo com o site Museu da Infância! Além da brincadeira tradicional, os mais experientes treinavam novas maneiras de fazer o ioiô continuar girando por mais tempo!

– Bate-Bate

buzzy bate-bateEsse é outro brinquedo que sempre volta à moda e se torna uma febre entre as crianças! O Bate-bate, bate-bola ou bate-bag, é formado por duas bolinhas ligadas por um cordão. O objetivo da brincadeira é sincronizar as batidas das bolinhas, o mais rápido possível. Sucesso nos anos 80, o brinquedo voltou novamente aos noticiários atualmente. Entre as principais reclamações desse brinquedo estão o barulho e os machucados que ele pode causar, sendo indicado aprender bem antes de tentar aumentar a frequência das batidas.

 

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.