Pistache: a amêndoa que faz bem para a saúde!

08.04.15

Por muito tempo associado com aquele sabor de sorvete com coloração verde, que mexia com a imaginação das crianças nas sorveterias, o pistache agora é indicado também como uma opção saudável para incluir na alimentação! Encontrado em supermercados, armazéns e mercados tradicionais, essa castanha pode ser incluída em pratos doces e salgados, sempre com o sabor único e diversos nutrientes.

 

Servido muitas vezes torrado e salgado, como um aperitivo junto com outras castanhas, o pistache é originário do Mediterrâneo, sendo por muito tempo associado aos nobres da região do Oriente Médio. Até hoje o pistache é um dos principais produtos exportados pelo Irã, apesar de já ser cultivado também em outros lugares do mundo, até mesmo nos Estados Unidos.

 

Pistachios, studio shot

Apesar de ser milenar, o consumo de pistache teve um auxílio nos últimos anos, com pesquisas que indicaram que a oleaginosa pode conter mais nutrientes do que se imaginava inicialmente, como divulgou o estudo da Universidade Estadual Penn, na Pensilvânia (EUA). Além de ajudar no funcionamento do intestino, por conter fibras, o pistache contém componentes antioxidantes, o que ajuda na proteção do organismo e até da pele. Entre os nutrientes, temos vitaminas e a presença de colesterol bom, uma fonte de gordura mais saudável, que ajuda o coração.

 

Podendo ser consumido torrado com um pouco de sal (como aperitivo), o pistache também pode ser o ingrediente de variadas receitas, entre elas doces e pratos salgados, já que é possível colocá-lo em bolos, brigadeiro, tortas, risotos ou como acompanhamento para peixes e carnes. De acordo com as pesquisas, o ideal é inserir o pistache e outras amêndoas diariamente na alimentação, desde que consumidas em quantidade indicada e sem excessos.

 

Com tantos bons motivos e nutrientes, experimente e aproveite os benefícios do pistache!

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.