Tradições de Natal ao redor do Mundo – conheça as diferentes celebrações!

21.12.16

Com diferentes tradições, costumes e até pratos, celebrar o Natal ao redor do mundo pode render muitas curiosidades! Separamos alguns fatos de outras partes do mundo que são bem diferentes das nossas tradições!

Japão

O costume de celebrar o Natal é relativamente novo no Oriente, por isso, no Japão a celebração adotou noções bem diferentes. Com a maioria da população budista ou xintoísta, no Japão, para começar, a data não é um feriado e assemelha-se mais com uma data para casais, já que o costume é sair para encontros românticos, trocar presentes entre os namorados ou aproveitar os jantares em família.

 

Espanha

A troca de presentes não é realizada na véspera de Natal, como aqui, mas no dia 06 de janeiro, tradicional Dia de Reis. Nessa celebração, os presentes não são entregues pelo Papai Noel, mas pelos Reis Magos, como na tradição bíblica. Nessa data também há celebrações nas cidades espanholas, como uma grande festa!

Estados Unidos

Como vemos em muitos filmes e seriados, a tradição americana é que os presentes são entregues no dia 25, com destaque do almoço natalino e nem tanto a celebração da véspera. Já o peru, que se tornou tradição no Brasil é mais tradicional no feriado de Ação de Graças por lá. A montagem da árvore, muitas vezes com árvores naturais, é realizada depois do feriado do Dia de Ação de Graças. Rádios e emissoras preparam especiais de Natal com músicas, shows e filmes temáticos.

 

México

Muitas luzes marcam a celebração do Natal no país! Os mexicanos celebram o mês de dezembro com procissões que simbolizam o caminho feito pelos pais de Jesus até o seu nascimento. Os dias 24 e 25 são celebrados pelos mexicanos de forma tradicional, com reunião familiar e ceia. No México as celebrações são mais religiosas, com inclusão de presépios e velas.

França

Algumas famílias abrem os presentes após a meia-noite de dia 24 ou na manhã de dia 25, como aqui, sendo uma ocasião bem familiar e tradicional. Na França, Papai Noel também ganha um ajudante: Père Fouettard responsável para indicar as crianças que foram boazinhas e comportadas durante o ano. Há franceses que ainda praticam o costume da reconciliação de Natal, em que as pessoas vão até a casa de pessoas que brigaram durante o ano para fazerem as pazes.

A Terra do Papai Noel

Quer visitar o bom velhinho? A casa do Papai Noel fica na Lapônia finlandesa. Além da decoração natalina, o turista ainda pode ver rebanhos de renas, lojas, passear de trenós e até ver o espetáculo da Aurora Boreal, além é claro da foto com o barbudo. Só a temperatura, que costumam ser negativas nessa época do ano.

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.