Festa Junina – Celebração com diferentes costumes!

23.06.16

Bandeiras coloridas, fogueira, doces típicos, roupas estampadas, quadrilha… não faltam elementos que tornam a festa junina uma das celebrações populares mais marcantes e conhecidas por todo o Brasil! Com diferentes costumes em cada região, essa festa reúne diferentes influências!

– As origens da Festa

No Hemisfério Norte esse período do ano coincide com o começo do Verão, que entre os dias 21 e 22 tem o dia mais longo com a noite mais curta do ano, assim, celebrações para comemorar a chegada da estação já existiam há séculos. Com a popularização do catolicismo, esse ritual pagão foi adaptado como celebração de três santos muito populares: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).

No Brasil, a tradição foi trazida pela colonização portuguesa e adotou traços bem mais regionais, com ingredientes e costumes dos nativos e dos colonos. Por essa razão, a festa é inspirada na vida rural e têm elementos religiosos, como os pedidos aos santos para conquistas amorosas e prosperidade para a família. Apesar de ser celebrada por diferentes regiões, é no Nordeste brasileiro que estão as festividades mais conhecidas e com maior quantidade de participantes, como a de Campina Grande na Paraíba, reconhecida como a maior festa junina do Brasil!

– Costumes misturados!

Dançar quadrilha é uma tradição conhecida entre nas festas juninas, mas a origem está longe de ser brasileira: a coreografia marcada é uma adaptação das danças de salão francesas do século 17. Já a música, que mistura muitas vezes o forró do nordeste com o sertanejo do sudeste e centro-oeste foi uma característica tipicamente brasileira. Até os pratos são bem regionais, utilizando vários grãos e raízes que formam a base da culinária brasileira, como o milho, amendoim, mandioca e batata-doce. Por isso hoje é comum encontrar curau, bolinhos, pipoca, milho cozido, canjica, bolos, caldos e lanches nessas festas.

– Prepare-se para a festa!

Além das tradicionais comidas e danças, a festa junina também é marcada por brincadeiras! É comum que realize-se pescarias e bingos para distribuição de brindes ou ‘prendas’ que foram arrecadadas, o que pode deixar a festa ainda mais divertida. O correio elegante e a ‘prisão’ também são brincadeiras possíveis em locais maiores, com maior número de participantes. O traje também já é bem conhecido: chapéu de palha, roupas coloridas com remendos e muitas estampas divertida!

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.