O que fazer quando não está gostando da faculdade que escolheu?

29.04.20

O primeiro momento, é a fase da adaptação, já que você saiu da escola e foi para faculdade e os ambientes e alguns hábitos são bem diferentes. Muitas vezes as disciplinas introdutórias são mais genéricas e não atendem as expectativas, então é importante passar por esse período com calma para conhecer esse novo mundo.

É necessário refletir dois pontos: você está estranhando o curso, por causa das aulas, professores, disciplinas e campus ou por questões pessoais, como insegurança, rotina e ritmos diferentes? Assimilar tudo isso leva um tempo e deve ser analisado com cautela para realmente saber o que está ocorrendo.

Nos primeiros meses, é necessário compreender melhor o curso, sobre a grade curricular, as demandas exigidas para se formar e as possíveis áreas de atuação. Compartilhe suas experiências com os alunos de anos superiores para saber o que vem nos próximos anos e o que te espera no mercado.

Se o aluno começar a perceber que as disciplinas que chamam a sua atenção no curso são muito baixas e caso ele não se enxergue trabalhando com a profissão, é bom pensar se realmente vale a pena continuar em uma trajetória que não traz felicidade e realização. Com calma, converse com seus pais ou familiares e explique a sua experiência, não tem problema nenhum em perceber que mudar de rumo é a melhor escolha.

Nunca se esqueça que: não existe essa ideia de perder um ano, quando se trata de um assunto que será válido por sua vida inteira. O risco de passar décadas de sua vida fazendo o que não te traz prazer, é muito pior do que assumir que você não fez a melhor escolha. Faça o que te faz feliz!

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.