Pipas – brinquedo tem origem antiga e muitas curiosidades!

10.06.16

O azul do céu fica ainda mais lindo com o colorido das pipas! Por muitas décadas as pipas (ou papagaios) fizeram a alegria e diversão de muitas crianças, da montagem até na hora de soltá-las! Com uma história antiga e cheia de curiosidades, as pipas já foram utilizadas em experimentos científicos e até celebrações!

A origem das pipas é muito antiga e existem vários registros de objetos voadores controlados por fios entre os egípcios, hindus, africanos e fenícios. Na China, as pipas eram popularmente utilizadas em festas e celebrações para atrair prosperidade, séculos antes de Cristo. Com os comerciantes, as pipas se tornaram muito populares por toda a Ásia.

O mercador e explorador Marco Polo (1254-1324) foi um dos primeiros ocidentais a conhecerem e registrarem as potencialidades das pipas e há relatos de que ele teria até usado as pipas em batalhas. Já em 1496 Leonardo Da Vinci fez diversos estudos para a construção de máquinas voadoras com a base nas pipas, o que também aconteceria séculos mais tarde, com a criação do 14bis por Santos Dumont. Na história uma das pipas mais famosas foi o experimento de Benjamim Franklin em 1752 que empinou uma pipa com uma chave metálica presa ao fio durante uma tempestade, para comprovar que a eletricidade das nuvens seria captada pelo metal, em um rudimentar para-raios.

FotorCreated (3)

Aqui no Brasil as pipas chegaram com os colonizadores portugueses e se tornaram muito populares, com diferentes nomes dependendo da região, como pipa, raia, papagaio e outas variantes! Feitas basicamente de bambu, seda, tiras de papel e fio, as pipas podem ser preparadas em casa e ir muito além do tradicional formato triangular: há diversos modos e formatos para colorir os céus!

Importante lembrar que para a brincadeira permanecer divertida e sem riscos, é proibido o uso de Cerol nas linhas das pipas, que podem provocar cortes tanto nas crianças que empinam a pipa quanto nos pedestres ou motociclistas que estejam passando. Conheça a campanha CEROL NÃO!

Quer saber como montar sua própria pipa? Acompanhe as dicas desse vídeo!

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.