3 faltas causadas pelo excesso de tecnologia no processo de aprendizado

18.12.19

Viver sem tecnologia pode parecer uma tarefa quase impossível nos dias de hoje, até mesmo quando o assunto é estudar, os aparelhos eletrônicos e aplicativos são indispensáveis. Mas será tanto contato com a tecnologia não pode interferir no desempenho na hora de aprender? A resposta é sim! 

A tecnologia provoca alguns comportamentos nos estudantes que se transformam em obstáculos na hora de estudar e também na vida pessoal. Confira quais são esses pontos negativos e vá na direção contrária, para mandar bem na vida acadêmica. 

Falta de paciência

Na internet tudo é muito rápido e o aluno que se acostumou com essa agilidade já não tem mais tanta paciência para estudar. Se ele fica irritado quando uma página na internet demora a carregar, imagina quando pensa que ler um livro pode levar semanas?

Se você tem se sentido assim, tente respirar e entenda que desprender boas horas de estudo é fundamental para alcançar os seus objetivos.

Falta de habilidade na hora de escrever

O constante uso das redes sociais faz com que os estudantes percam as suas habilidades de escrita, uma vez que a maioria das palavras é abreviada na linguagem online. Além disso, com tanto conteúdo na internet, muitos alunos recorrem ao plágio na hora de entregar trabalhos acadêmicos. Isso não dá certo, né? 

Para não cair nessa armadilha tecnológica, mantenha bons hábitos de leitura, escreva à mão diariamente e evite a linguagem informal no dia a dia. 

Falta de interação social 

Existe a ilusão de que se você está na internet, você está interagindo com outras pessoas o tempo todo, mas não é bem assim! Os estudantes estão cada vez mais perdendo o hábito de conversar e interagir socialmente por meios off-line. Essa falta de vivência é bastante prejudicial para a formação profissional. 

A ideia não é que você deixe de utilizar as redes sociais, é apenas um incentivo para que você equilibre a vida digital com as atividades fora da internet. A interação pessoal é importante para desenvolver habilidades emocionais, colocar em prática o que já aprendeu e conhecer novas pessoas. Não se esqueça: ter contatos é fundamental e viver, mais ainda! 😉 

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.