Aprenda mais e melhor com a regra das cinco horas

26.08.19

A faculdade pode exigir muito do seu tempo, fazendo com que você se sinta sobrecarregado e exausto demais para aprender até sobre os assuntos que gosta. Se você se sente assim, a regra das cinco horas semanais pode te ajudar! 

O que acontece é que o volume de tarefas na universidade é muito grande e o estudante não consegue organizar sua rotina para aproveitar ao máximo as 24 horas do seu dia. Essa sobrecarga afeta diretamente a motivação do aluno e o nível de aprendizagem. Afinal, ninguém consegue aprender direito estando muito cansado. Por isso, é muito importante buscar formas de organizar o tempo de uma maneira que seja possível encaixar as horas de estudo, o trabalho e o momento de lazer.

Com a regra das cinco horas semanais, testada e aprovada pelo Benjamin Franklin, um exemplo de produtividade muito citado nos Estados Unidos, você pode se dar bem na faculdade e ainda arrumar tempo para alimentar sua criatividade fazendo as coisas que você ama! 

Com o excesso de compromissos diários, é normal que as atividades que não são obrigatórias fiquem de lado, por isso, a proposta da regra das cinco horas é que você reserve apenas uma hora por dia para fazer aprender coisas novas ou dar atenção aos seus projetos pessoais.

O que fazer no período de 1 hora? 

Aproveite o tempo para se reaproximar de atividades prazerosas. Só não vale reservar uma hora para assistir televisão, combinado? Nessa uma horinha do seu dia, você pode fazer coisas como ler e escrever, refletir sobre os objetivos que queria atingir, medir seu progresso, fazer experimentos ou simplesmente pensar sobre qualquer outra coisa.

Além disso, aproveite o período para:

  • Planejar seu aprendizado

Apesar da faculdade exigir que você estude algumas matérias obrigatórias, ela também lhe dá a oportunidade de desenvolver interesses e habilidades que você nem imaginou ter. Aproveite essa hora para pensar em assuntos que você gostaria de explorar mais a fundo e planeje como vai fazer isso. Estudar o que você quer é muito mais divertido. 

  • Praticar o que já aprendeu 

Ao invés de só fazer as coisas no automático e por obrigação, experimente aproveitar o período para refletir sobre o que você tem aprendido. Identifique onde você está muito bem e analise onde precisa melhorar. Alguns amigos e professores podem te ajudar com dicas para melhorar, caso seja necessário. 

  • Explorar novas ideias

Você pode aproveitar esse tempo para fazer tarefas que estimulam a criatividade. Ler, desenhar ou praticar outras atividades lúdicas. Quanto mais você se envolve com o aprendizado, mais as ideias fluem e você se sente motivado a continuar estudando até aquelas matérias que não são tão legais.

Com a regra das cinco horas você irá perceber que pode chegar muito mais longe fazendo um pouquinho a cada dia do que fazendo muita coisa uma vez por ano. A regularidade é o que torna a jornada mais leve e melhor de ser aproveitada! 

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.