Dia do Cinema Brasileiro: produções brasileiras premiadas no mundo inteiro

19.06.19

A indústria nacional produz excelentes filmes, que muitas vezes não se popularizam o suficiente para cair nas graças do público brasileiro. Mas, a verdade é que os filmes produzidos por aqui ultrapassam as fronteiras e atingem o público estrangeiro, conquistando críticas positivas, indicações e premiações nos eventos mais importantes da sétima arte.

Se você tem interesse em conhecer um pouco mais dos filmes brasileiros, fizemos uma lista com produções que trouxeram às telas personagens históricos do país, movimentos sociais e questões religiosas e culturais e que foram premiados pelo mundo inteiro.

O Pagador de Promessa (1962)

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, o filme é um clássico do cinema brasileiro e ainda se mantém atual ao fazer críticas políticas e religiosos.

Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981)

O filme dirigido por Héctor Babenco foi indicado ao Globo de Ouro como Melhor filme estrangeiro e venceu outras diversas premiações estrangeiras. A história do jovem infrator, que tenta sobreviver em uma sociedade cruel e hostil, foi um Marco para o cinema nacional. No Rotten Tomatoes, Pixote possui uma aceitação de 100% da crítica e 94% de aceitação do público.

Tropa de Elite (2007)

Dirigido por José Padilha, Tropa de Elite caiu nas graças do público nacional e também foi aclamado internacionalmente – dividindo opiniões e levantando discussões sociais. O filme garantiu o Urso de Ouro, um dos prêmios mais importantes do cinema.

Que Horas Ela Volta? (2015)

Um bom drama sempre vai bem! No papel da dona de casa e babá Val, a atriz Regina Casé vive uma história desafiadora com sua filha Jéssica, personagem da atriz Camila Márdila. O filme recebeu premiações nos festivais de Sundance, Berlim e Lima, além do reconhecimento nacional e internacional.

O Menino e o Mundo (2016)

O filme concorreu na categoria de Melhor Animação de Oscar e foi exibido em mais de 80 países. A produção que traz a história de Cuca, um menino que parte em uma jornada de autodescoberta em um mundo distante, foi premiado no Festival de Annecy, na França. Quem gosta de animações vai adorar O Menino e o Mundo.

Espero sua (re)volta (2019)

O documentário dirigido por Eliza Capai retrata o movimento estudantil que que ganhou força a partir do ano de 2015 ocupando escolas estaduais por todo brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos. Bem recebido pela crítica, o filme conquistou os prêmios da Anistia Internacional e o Peace Film Prize neste ano.

O cinema brasileiro vive uma fase muito importante de sua história, com lançamentos de peso, arriscando-se em gêneros muito além da comédia e dos documentários e conquistando bilheterias cada vez mais altas. Aproveite o Dia Nacional do Cinema Brasileiro e conheça mais sobre as produções nacionais!

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.