Dicas para relaxar e manter o bom humor mesmo com a rotina apertada

04.06.19

Pesquisas comprovam o que nós desconfiávamos: as pessoas pelo mundo inteiro estão passando por um um turbilhão de emoções. De acordo com um relatório global de emoções feito pela Gallup, empresa americana especializada em pesquisa de opinião, o planeta inteiro está se sentindo assim, meio frustrado e, às vezes, desanimado.

A pesquisa publicada pela empresa americana tem como objetivo analisar os sentimentos e emoções que não podem ser medidos por índices objetivos como PIB, expectativa ou distribuição de renda. Sendo assim, 151 mil adultos de mais de 140 países foram submetidos a perguntas sobre seus hábitos emocionais e estados de espírito, com questões como “Você se lembra de ter sorrido ontem”, “Você sentiu raiva ou preocupação hoje?”, “Você está bem descansado” e por aí vai.

De modo geral, os resultados sugerem que a espécie humana está passando por dificuldades emocionais. A pontuação média do Índice de Experiência Negativa de 2018 está em 30 pontos – o mais alto desde o início da pesquisa em 2006. Felizmente, também temos boas notícias. Por mais que estejamos mais tristes e com mais raiva do que o normal, 71% dos entrevistados relataram experiências positivas, o que é o maior índice dos últimos três anos. Ou seja, nem tudo está perdido, e por mais que pareça impossível, as coisas boas podem fazer parte de todas as áreas da vida – o importante é manter-se animado! Que tal começar hoje mesmo?

5 Dicas práticas para melhorar o seu humor no dia a dia

Como apontado no estudo da Gallup, grande parte dos sentimentos negativos se devem a rotinas apertadas, pouco tempo para o lazer, entre outros itens obrigatórios da vida adulta. Uma boa forma de driblar o mau humor é apostar em pequenas atitudes diárias, que podem parecer dispensáveis, mas fazem uma grande diferença no seu estado de espírito.

1 – Evite a tecnologia nos 15 primeiros minutos do dia

Experimente fazer outras coisas ao acordar e deixe para checar as redes sociais mais tarde. Pode ser um pouco difícil, pois acordar e ligar o celular já virou um hábito, mas você perceberá como a mudança fará uma diferença considerável no seu ritmo. No mínimo, você se sentirá menos ansioso. Pode apostar!

2 – Se alongue antes de levantar e pratique exercícios físicos pela manhã

Praticar exercícios físicos no começo do dia faz com que o cérebro produza endorfinas, que estimulam o centro de prazer do cérebro. Além disso, os exercícios relaxam a musculatura, a mente, e proporcionam sentimentos de relaxamento. Você não precisa de horas na academia, 15 minutos de caminhada ou alongamento em casa já são suficientes.

3 – Trace metas para o dia

Escrever o que você precisa e também o que gostaria de fazer ao longo ajuda na concentração e motivação para realizar as tarefas. O hábito de anotar também transmite a sensação de autocontrole, que pode favorecer a autoestima ao longo do dia.

4 – Confie nas suas capacidades e procure ter afirmações positivas ao longo do dia

Você é constantemente impactado por notícias ruins, críticas, posts inconvenientes nas redes sociais, etc…É preciso uma boa dose de positividade para manter a calma no meio de tudo isso. Tenha sempre algumas frases motivacionais e afirme elas mentalmente ao longo do dia. Experimente e comprove como é possível controlar seus pensamentos e transformá-los em coisas positivas.

5 – Se alimente bem ao longo do dia

Pode parecer clichê, mas a alimentação saudável é fundamental para manter o bom humor. Busque por alimentos nutritivos, faça escolhas saudáveis e beba muita água ao longo do dia. Além de um corpo mais nutrido, você terá muito mais energia para encarar as tarefas. Seu corpo e sua mente agradecem.

Com simples mudanças nos hábitos o seu dia a dia pode ser muito mais produtivo. Além disso, lidar com os compromissos com muito bom humor fica mais fácil, não é mesmo?

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.