Habilidades do futuro para começar a desenvolver no presente

26.04.19

As mudanças na sociedade estão cada vez mais rápidas e significativas, devido às inovações tecnológicas, que influenciam cada vez mais na forma como a sociedade funciona. Coisas que eram indispensáveis há um tempo, já não são relevantes atualmente.

Aliás, você sabia que muitos dos empregos que os jovens de hoje terão no futuro ainda nem existem? Assim como muitas profissões existentes podem desaparecer ao longo dos anos.

Como se preparar para essas mudanças?

  • Seja flexível

A flexibilidade trata sobre a capacidade de andar por novos caminhos. Ser flexível é ter um modo de pensar amplo, capaz de expandir os interesses profissionais e pessoais, o relacionamento com outras pessoas e de realizar ajustes durante o percurso. Uma pessoa com essa habilidade sabe se adaptar, se reinventar e enxergar novos padrões.

Comece a desenvolver a flexibilidade desde já. Tente perceber as situações cotidianas de forma diferente. Tem alguma coisa que você sempre faz no automático e que poderia ter outra resolução? Você se mostra resistente a mudanças, mesmo que sejam pequenas?

  • Saiba estabelecer prioridades

Diariamente, somos bombardeados por informações, tarefas, mensagens e obrigações. A geração Z é reconhecida por ser multitarefa, mas essa divisão de atenção pode prejudicar a eficiência. Em meio a tanta demanda, é importante identificar o que é urgente e o que pode esperar, para otimizar o tempo e os resultados.

Tenha em mente que é mais importante uma coisa bem feita, do que dez medianas. Avalie seu desempenho diário e a atenção para cada tarefa. Se necessário, se policie para manter o foco no que é mais importante, até que seja resolvido.

  • Sensibilidade e empatia são fundamentais

Em um cenário altamente tecnológico, as qualidades humanas podem ficar em segundo plano, mas não deve ser assim. Também conhecida por “inteligência emocional”, essa habilidade envolve reconhecer as emoções de outras pessoas, ter empatia para se relacionar e ser capaz de enxergar o outro como um ser humano.

No âmbito profissional e no pessoal, saber lidar com as emoções é fundamental para o sucesso. E isso não se aprende só em sala de aula. Se entender e se preocupar com os outros é um exercício diário, que pode começar a ser feito agora.

  • Criatividade

Uma pessoa criativa é capaz de conectar pontos inicialmente desconexos, para criar uma nova ideia. Mesmo com uma avalanche de soluções tecnológicas, a criatividade tem sido cada vez mais exigida por parte dos profissionais, pois as máquinas ainda não possuem a capacidade criativa

O famoso “pensar fora da caixinha” é uma habilidade que se desenvolve com muito treino. Procure por atividades artísticas que exijam mais da sua criatividade, faça exercícios de raciocínio e esteja ligado em tudo o que acontece no mundo. Existem até aplicativos que podem te ajudar nessa jornada criativa.

  • Aprenda a negociar

Sabendo que as funções relacionadas à produção serão cada vez mais exercidas pelas máquinas, as habilidades sociais – aquelas que não podem ser feitas por robôs – ganham destaque. A capacidade de negociação, por exemplo, é fundamental para todos os cargos e envolve a relação com clientes, fornecedores e gestores.

O mundo está evoluindo com muita velocidade. Manter-se atualizado constantemente é uma forma de garantir a participação e sucesso em seus projetos.

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.