Evite gafes nas confraternizações de fim de ano

10.12.15

Se as festas de confraternização das empresas geram dúvidas mesmo nos profissionais experientes, os mais jovens devem ter um cuidado redobrado nesse período de celebrações, especialmente para quem está nas primeiras oportunidades da carreira. Para conseguir usufruir das festas sem as temidas gafes, separamos algumas dicas que farão a diferença nesse fim de ano!

Evite Excessos 

Quem não conhece ou se lembra de um evento em que o convidado extrapolou na comida ou bebida e estragou o momento de celebração? Especialmente nos eventos corporativos, que normalmente contam com variadas opções de bebidas alcoólicas é indispensável evitar os excessos, para não estragar sua comemoração. Virar o comentário no dia seguinte da festa pode ser um vexame que custará sua imagem na empresa. Aproveite para celebrar as conquistas e a companhia dos amigos, mas com moderação e respeito pelos outros membros da equipe.

Conheça outras Pessoas

Festas de fim de ano são ótimos momentos para conhecer pessoas de outras áreas que nem sempre você tem oportunidade de conversar. Por isso, além dos colegas da sua equipe, puxe assunto com outros profissionais e aproveite para destacar os projetos e atividades em que você está envolvido. É possível que nesse contato informal surjam oportunidades de projetos ou trabalhos futuros, além de facilitar muito as relações dentro do ambiente corporativo.

FotorCreated

Não transforme a festa em extensão do trabalho 

Em eventos corporativos é inevitável que surjam comentários sobre as atividades de trabalho, seja sobre algum projeto atual ou histórias curiosas que tenham acontecido durante o ano. Dessa forma, é necessário tomar cuidado para que o momento de descontração não se transforme em uma extensão da rotina do escritório, com cobranças de prazos ou comentários sobre as atividades dos colegas. Nem é preciso lembrar que reclamar do trabalho, ambiente corporativo ou dos colegas durante a festa é inapropriado e poderá estragar o momento.

Eventos corporativos são diferentes de festas entre amigos

Por mais que seu ambiente de trabalho seja informal ou bem jovem, a festa de confraternização da empresa não deve ser confundida com um evento tradicional entre amigos. Afinal, os acontecimentos durante a festa poderão repercutir no ambiente de trabalho e chegar aos ouvidos de parceiros, clientes e até da chefia. Por isso, além dos cuidados durante o evento, comece a preparação o quanto antes, pesquisando sobre o ambiente, se é possível levar acompanhantes e até as indicações de trajes, para evitar gafes!

Se não puder participar, avise!

Não vai poder participar do evento ou não gosta muito de festas? Não tem problema, o importante é deixar claro para seus superiores e colegas que não poderá participar da festa desse ano e ser sincero quanto aos seus motivos. Evite invetar histórias ou dar desculpas que depois não possa confirmar, para evitar comentários ou custos extras para a empresa. Fingir que irá participar só para evitar perguntas poderá gerar uma frustração nos colegas, por isso, mantenha a sinceridade sobre suas intenções.

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.