Os jovens não gostam mais de ler?

28.09.15

Você já deve ter ouvido aquela velha crença de que ‘os jovens de hoje não gostam mais de ler’. Realmente, com as novas tecnologias e plataformas de leitura, a relação das crianças e adolescentes com os livros está mudando, mas isso não significa que o hábito de leitura esteja em declínio ou que o mercado editorial esteja com os dias contados. Nessa fase de transição, na verdade, temos novas possibilidades e mais acesso a leitura que em décadas passadas!

Se até algum tempo atrás precisávamos recorrer as bibliotecas, livrarias, enciclopédias ou jornais para nos informar e realizar pesquisas, hoje as crianças e adolescentes conseguem ler sobre qualquer tema (em qualquer localidade), com apenas alguns cliques em dispositivos como notebooks, tablets e celulares. O hábito de leitura está ainda mais forte entre as novas gerações com as leituras diárias de dezenas de emails, comentários em redes sociais e diversos sites e blogs que acompanhamos diariamente.

FotorCreated (5)Para os amantes dos livros impressos, as notícias também são promissoras! Mesmo com as tecnologias, o mercado editorial brasileiro registrou um crescimento entre 2012 e 2013, em especial com um aumento no número de leitores entre os jovens. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE), 44,74% dos jovens brasileiros entre 16 a 25 anos leem pelo menos um livro por mês, incentivados por muitos sucessos recentes que aqueceram o mercado, como a clássica série Harry Potter, o fenômeno da Saga Crepúsculo e os mais recentes Jogos Vorazes, Divergente e as Crônicas de Gelo e Fogo, que inspiraram o sucesso da série Game of Thrones.

Em um mundo tão conectado e interativo, os livros ainda são ótimas opções de entretenimento, distração e conhecimento, mesmo para as novas gerações acostumadas com cliques e interatividade. Os fãs da literatura podem respirar aliviados!

Saiba mais: acesse

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.