O que são mapas mentais e como eles podem te ajudar em qualquer área da vida

26.09.19

Os mapas mentais foram apresentados pelo Tony Buzan há muitos e muitos anos, mas até hoje milhares de pessoas aproveitam os benefícios dessa ferramenta maravilhosa! 

Também conhecido por “mapas da mente”, os mapas mentais funcionam como um tipo de diagrama que segue o fluxo natural de ideias do cérebro. A partir de um conceito central, você pode encontrar soluções para problemas, melhorar a memorização e ter uma visão mais ampla das coisas.

Fazer um mapa mental pode te ajudar a encontrar a melhor solução para uma situação, organizar um projeto, resumir materiais mais extensos, etc. Você pode montar um mapa mais simples ou mais elaborado, no computador ou à mão, você é quem decide! Além disso, o seu mapa mental pode incluir fotos, desenhos, diferentes cores e qualquer outra coisa que facilite a sua compreensão.

Principais benefícios dos mapas mentais 

  • Otimizar o tempo de estudo, afinal, com as informações bem organizadas você vai direto ao ponto e aprende o que precisa. 
  • Melhora a criatividade, pois ajuda o cérebro a fazer novas associações de forma mais rápida e facilita as conexões entre as principais informações. 
  • As imagens com informações melhoram a memória e a compreensão sobre o tema.  

Como criar Mapas Mentais?

Aqui vai um passo a passo bem facinho para você começar a fazer os mapas mentais agora mesmo! 

  • Defina o tema central

Todo mapa mental precisa ter um assunto principal. Coloque o tema no centro da folha, com cuidado para deixar espaços ao redor da palavra. Você usará os espaços livres para o desenvolvimento do mapa.

  • Galhos para o desenvolvimento 

As ramificações representam todos os assuntos ligados a palavra escolhida. Pense nas conexões entre a ideia central com as ideias secundárias e siga esse ritmo até preencher todo o espaço. 

  • Símbolos chaves 

Escolha algumas imagens que serão responsáveis pela ativação da memória, fazendo com que o cérebro assimile as informações e absorva o conteúdo. Tente não usar frases longas nas ramificações do seu mapa mental, busque palavras-chaves e desenhos para facilitar o entendimento. As cores também podem ajudar na divisão das informações. Utilize canetas marca texto para grifar o que for mais importante.

Não tenha medo de mexer no conteúdo dos seus mapas mentais. Você pode acrescentar informações sempre que achar necessário para deixar o material mais completo e melhorar os seus resultados. 

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.