Pensando em abrir o próprio negócio? Confira nossas dicas e comece a se planejar!

11.10.19

Para muitas pessoas, ter o próprio negócio é sinônimo de liberdade. E que maravilha seria poder fazer seu próprio horário, trabalhar com o que você gosta e ainda por cima receber para isso, não é mesmo? 

Por esses e outros motivos que o termo empreendedorismo tem se popularizado tanto. Uma pessoa empreendedora é aquela que se arrisca para colocar suas ideias em práticas e investe tempo e dinheiro para abrir sua própria empresa. Pode ser uma loja de roupas, uma pastelaria, empresa de prestação de serviços e até mesmo um canal no youtube. 

Se você já sonhou em ter uma empresa para chamar de sua, confira nossas dicas! 

  • Tenha uma ideia firme e conheça o mercado

Definir exatamente o que você quer fazer é o passo número 1 para começar a realizar o seu sonho. Se você não tem ideia do que pode tentar, comece escolhendo o segmento. Você gosta de moda? Do ramo de alimentação? O que você faz que pode ser útil para outra pessoa? A partir daí explore todas as opções possíveis. Se você gosta de moda, por exemplo, pode pensar em abrir uma loja de roupas ou prestar consultoria de imagem. 

O próximo passo é estudar bastante sobre o mercado. Entenda quem são os concorrentes e o que eles fazem. Descubra se há público suficiente para você e o que os consumidores procuram. Não tenha medo de perder tempo estudando sobre o mercado, pois as informações adquiridas aqui serão importantíssimas em todas as etapas do negócio. 

  • Defina quanto você pode investir

Alguns tipos de negócio exigem uma quantia maior de investimento inicial e outros menos, mas ter dinheiro é fundamental para dar vida ao seu projeto. Sendo assim, você precisa ter claro quanto você pode investir, para poder se planejar dentro da realidade e evitar problemas no futuro. Além disso, levante todos os custos necessários para a empresa e classifique-os por prioridade para ir pagando aos poucos.  

Pay Day Money GIF by MOST EXPENSIVEST - Find & Share on GIPHY

  • Coloque as ideias no papel e defina os próximos passos

Agora que você já sabe o que quer fazer e quanto pode investir, é hora de traçar os próximos passos. Coloque no papel tudo o que precisa ser feito para que o projeto exista. Se você não tem muita afinidade com planos de negócios, pode encontrar alguns modelos disponíveis na internet. Anote todos pontos, crie um plano de ação e coloque a mão na massa! 

  • Seja paciente 

Sabemos que é difícil conter a ansiedade para ver os resultados, mas a paciência é o segredo do sucesso. Não tem problema se o lucro demorar a chegar, inclusive, muitas empresas começam a deslanchar a partir de 2 anos que estão no mercado. Por isso, mantenha-se determinado e quando as coisas parecerem lentas, lembre-se do que te motivou a abrir o próprio negócio. Isso vai tornar tudo mais fácil ao longo do caminho!

Se liga: abrir o próprio negócio pode ser mais trabalhoso do que você imagina. Então, esteja preparado para ter disciplina e estudar sobre as documentações necessárias. Com um pouco de organização e dedicação, você vai longe! 

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.