Setembro amarelo: como você pode contribuir com a saúde mental de quem está por perto

13.09.19

Você sabia que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas? O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação. Isso é o que torna o setembro amarelo tão importante! 

A campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio tem como objetivo utilizar o amarelo para garantir mais visibilidade à causa. O mais legal é que as pessoas realmente se envolvem durante o mês de setembro, explorando a cor e falando sobre o assunto, assim todo mundo sai ganhando. Propagar o cuidado e a atenção é bom para quem faz e transforma a vida de quem recebe! 

Com detalhes que vão além das palavras bonitas e da cor amarela, você pode fazer a diferença na vida de alguém que está precisando.

Tenha conversas reais

Não há como fazer o bem para alguém que tem depressão sem ter empatia. “Eu entendo que você está passando por um momento difícil” e “eu estou aqui para você” são alguns exemplos de frases empáticas que devem ser ditas a quem sofre com o transtorno. Fuja de frases decoradas, como aquelas que dizem que a pessoa só precisa se ocupar, elas podem soar superficiais. 

Seja compreensivo e não force situações

Os convites fazem parte do relacionamento, mas tudo bem se a pessoa não quiser ou não puder sair com você. Se forem sair, escolha um lugar calmo onde a outra pessoa sinta-se confortável. Mas caso o outro não esteja bem para passear, é importante entender que assim será melhor. Que tal você fazer uma visita ao amigo? Isso fará com que ele se sinta importante e vocês poderão conversar sem influências externas. E o mais importante: enquanto estiverem juntos, passe tempo de qualidade com a pessoa. Deixe de lado o celular.

Compartilhe conhecimento e incentive o tratamento 

Divida o que você sabe sobre a vida, conte curiosidades e fale sobre coisas que deixarão o momento mais leve. incentivar a leitura, atividades físicas e prazerosas também contribui para tirar o foco momentâneo dos problemas. Porém, a melhor coisa que você pode fazer para alguém com depressão é reforçar a importância do tratamento. 

Diga para a pessoa que ignorar a depressão não é a melhor saída. Faça isso com muito cuidado e demonstrando apoio. A depressão é uma condição clínica que requer cuidados médicos e psicológicos. Como alguém que se preocupa com outro, você pode ouvir a dar o seu apoio, mas isso pode não ser suficiente.

Não subestime o sentimento do outro 

Frases como “você está exagerando, não precisa de tudo isso” podem ser extremamente desanimadoras para quem está passando por um momento difícil. Muita gente sofre em silêncio porque imagina que não será compreendido pelos demais e isso pode complicar a situação. Não empurre suas próprias ideias sobre como a pessoa deve estar se sentindo, pelo contrário, incentive o parceiro a falar sobre o que sente, seja paciente até que a pessoa esteja pronta para se abrir. 

Se o seu amigo não está legal, deixe-o saber que você e outros se preocupam com ele e estão disponíveis para apoio. Seja pró-ativo e ofereça ajuda para encaminhá-lo para um tratamento. E como amigo, seja a melhor companhia que puder ser, ria e divirta-se junto com ele! 

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.