Universitário sofre? Dicas para estudantes que precisam organizar a vida financeira

22.04.19

Quando você entra na faculdade descobre que muitas coisas são diferentes dos filmes, inclusive, a rotina de estudos e a relação com o dinheiro. Pois é, as situações variam de pessoa para pessoa, mas uma coisa é unânime entre os estudantes: a necessidade de organizar a vida financeira. Isso porque, se você não tiver uma boa educação financeira, alguns problemas irão surgir durante o período acadêmico.

O sonho de qualquer estudante é conseguir equilibrar os estudos, com a vida social, com as contas em dia e ainda por cima ter a vida financeira estabilizada. Pasmem, isso não é impossível! Trouxemos algumas dicas que podem te ajudar no processo de organização da vida financeira.

Liste todos os gastos

Todo estudante tem uma série de despesas fixas que comprometem grande parte da renda mensal, como a mensalidade da faculdade, os gastos com transportes, alimentação, etc. Mas, além dessas contas inevitável, há também gastos com lanches no intervalo da aula, a balada do final de semana, o uber e muitas outras coisas que poderiam ser evitadas.

O hábito de listar os seus gastos ajudará a ver com clareza qual parte da rotina está exigindo mais do seu dinheiro. Pode ser diariamente ou semanalmente, o importante é colocar na ponta do lápis tudo o que você gastou. Não deixe nada fora da lista. Você vai perceber onde estão os maiores gastos desnecessários e poderá reduzi-los.

Faça escolhas conscientes

A visão macro dos seus gastos te traz diretamente a este tópico: tenha consciência e faça escolas econômicas. Se você percebeu que está gastando muito com uber, encontre uma forma alternativa de ir para a faculdade. Se o problema está nos lanchinhos durante o caminho, opte por levar algo de casa. Pensar no bolso antes de tomar decisões é um pouco mais trabalhoso, mas faz toda a diferença no final do mês.

Aplicativos

Os apps de controle financeiro podem ser uma mão na roda para quem não consegue se organizar sozinho. Existem muitas opções no mercado, que podem atender a diferentes perfis de estudantes. O Mobills e o Expense IQ: app de fluxo de caixa são bons exemplos de aplicativos para registrar os gastos, direcionar o dinheiro e estipular um valor que deve ser guardado no mês. Com eles, é possível cadastrar receitas e despesas, além de acompanhar a evolução do fluxo de caixa.

Trabalhe como freelancer

Com uma boa dose de criatividade é possível driblar as dificuldades financeiras no período acadêmico. Busque formas extras de ganhar dinheiro e acrescentar a renda mensal. É claro, sabemos que universitário tem pouquíssimo tempo livre, mas a ideia é que o tempo seja melhor aproveitado, de acordo com sua rotina. Você pode revisar o trabalho de algum colega, passear com cachorros, trabalhar com eventos aos finais de semana…

Tenha em mente que com um bocado de disciplina e determinação você é capaz de qualquer coisa. Assim, vai perceber que organizar a vida financeira enquanto se é universitário, não é um bicho de sete cabeças.

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.