As tradições e curiosidades do Natal!

23.12.15

Quando pensamos em Natal não faltam memórias e tradições dessa celebração, sejam as árvores decoradas, os deliciosos pratos da ceia ou a figura tradicional do Papai Noel! O que muitas vezes não sabemos é a origem desses símbolos tão populares ou o significado que eles representam. Para te ajudar, separamos curiosidades e as origens de algumas tradições natalinas!

– Papai Noel

Praticamente um dos maiores ícones natalinos, o Papai Noel já apareceu em mutas histórias, filmes, livros e até músicas! Diz a lenda que o bom velhinho mora no Polo Norte, tem uma longa barba branca, usa vestes vermelhas e distribui brinquedos mundialmente para as crianças que foram boazinhas durante o ano. A lenda do Papai Noel é baseada em uma figura histórica real: o São Nicolau que viveu na Turquia em 280 d.C. e era conhecido pela generosidade, ajudando as famílias necessitadas e crianças da região. O que ajudou a divulgar ainda mais a lenda de Papai Noel nas últimas décadas foram as campanhas de Natal de uma famosa marca de refrigerantes.

– Árvores Decoradas

O costume de decorar árvores para celebrar boas colheitas ou marcar a mudança das estações era praticado muito antes do Natal. Como outras tradições, ela acabou sendo adotada com o tempo, especialmente na Alemanha. A decoração de árvores no Natal só se tornou popular no mundo todo quando o Príncipe Alberto, marido da Rainha Vitória e de origem alemã, levou a tradição de decorar as árvores para a Inglaterra em 1841.

– Peru na Ceia

A ceia de Natal brasileira reúne diferentes pratos e tradições trazidas pelos imigrantes ao longo do tempo. O costume de preparar o peru como destaque da ceia vem, na verdade, do tradicional feriado do Dia de Ação de Graças norte-americano. Natural daquela região, o peru era domesticado e consumido pelos nativos americanos e, aos poucos, foi levado para a Europa, onde se tornou muito popular e consumido em banquetes e celebrações, pelo sabor e fatura de carne.

– Rabanadas

Preparadas com sobras de pão, leite, ovos e polvilhadas com açúcar e canela, as rabadas são indispensáveis para as celebrações de Natal de muitas famílias brasileiras. Essa tradicional sobremesa de origem europeia foi trazida pela colonização portuguesa e normalmente era servida paras as mulheres que tinham acabado de ter filhos, já que o costume dizia que esse doce ajudava na produção de leite e na saúde das recém-mães.

– Panetones

Esse pão recheado com frutas cristalizadas é uma receita muito antiga italiana, que pela dificuldade no preparo e sabor especial era servido apenas em comemorações. Trazido pelos imigrantes italianos ao Brasil, hoje o panetone se tornou uma referência de Natal em nosso país e já é possível encontrar diferentes sabores e preparações, que vão muito além das frutas cristalizadas, para todos os gostos!

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.