Carnaval: aproveite o feriado e descubra as curiosidades dessa festa!

01.02.16

Para muitas pessoas o carnaval é praticamente um símbolo da cultura brasileira, com as cores, músicas, danças e muitas festas! Apesar de ser tão associada ao Brasil, a celebração não surgiu no país e além dos confetes e fantasias, há muitas tradições e histórias curiosas sobre essa festa popular!

– Histórias

As primeiras manifestações parecidas com o nosso carnaval têm origem nas celebrações para os deuses greco-romanos que em 590d.C foram incorporadas pela tradição católica, incluindo um dia para o arrependimento dos excessos e preparação para a Quaresma. Por isso, o carnaval atualmente é celebrado 46 dias antes do domingo de Páscoa.

No Brasil, o costume chegou com um festejo português conhecido como entrudo, em que os foliões saiam pela rua jogando água, talco e frutas entre si. Com o passar das décadas, esse costume de sair pelas ruas se transformou nos blocos, bailes e festas que conhecemos hoje.

– Celebração em outros países

Apesar de ser associada com o Brasil e reconhecida como a maior festa popular do mundo, com cerca de dois milhões de foliões pelas ruas do Rio de Janeiro, o carnaval também é celebrado em outros países, muitas vezes com tradições e características bem diferentes. Uma das mais famosas festas é em Veneza, na Itália, em que há os famosos bailes e concursos de máscaras. Nos Estados Unidos, o Mardi Gras é o tradicional carnaval realizado em New Orleans, marcado pela música e muitos turistas pelas ruas. Na América Latina as festas são mais parecidas com a nossa, com destaques na Colômbia, República Dominicana e Equador.

FotorCreated (38)

– Marchinhas marcantes

As marchinhas de carnaval que alegram bailes e matinês são criações tipicamente brasileiras, com músicas divertidas e que normalmente faziam graça com alguma situação cotidiana ou costume social. A primeira música destinada para o carnaval foi ‘O Abre Alas’, de 1890, composta por Chiquinha Gonzaga. Hoje, além das marchinhas, o carnaval brasileiro conta com muitos sambas, pagodes e os sucessos do Axé, que arrastam multidões atrás dos trios elétricos.

– Festas marcantes

O Rio de Janeiro é um dos pontos mais conhecidos do carnaval brasileiro, seja com os blocos de rua ou o desfile das escolas no Sambódromo. O maior bloco de carnaval do mundo, porém, é O Galo da Madrugada no Recife que costuma atrair mais de um milhão de foliões! Outras cidades também mantém festas populares nessa época do ano, como os trios elétricos que agitam Salvador na Bahia, o colorido dos bonecos gigantes de Olinda em Pernambuco e os blocos de rua que fazem a alegria dos turistas em Ouro Preto, em Minas Gerais.

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.