Autocuidado importa: dicas para se cuidar mais no dia a dia

17.06.19

Em uma realidade cada vez mais conturbada, o autocuidado se mostra muito importante: ele traz conforto e um refúgio que só você pode te proporcionar. Além disso, cuidar de si mesmo é tão importante quanto cuidar do próximo, mas isso, às vezes, é tão negligenciado que a gente nem percebe.

Autocuidado não é só querer usar um creme novo das prateleiras, é isso também, mas o autocuidado é principalmente sobre se olhar com carinho, estimular pensamentos positivos, e claro, cuidar da parte estética.

  • Confira nossas dicas e comece hoje mesmo a se cuidar mais!

Cuide do seu corpo

  • Não esqueça dos detalhes

Sempre que puder, faça as unhas, cuide do cabelo e hidrate a pele. Quando não estamos satisfeitos com o espelho, a tendência é abandonar os cuidados mais básicos como deixar de fazer as unhas ou passar aquele hidratante após o banho. Mas isso só piora o sentimento de desânimo. Quando você cuida dos detalhes da sua aparência ou aplica um creme enquanto massageia o próprio corpo, é como se o cérebro entendesse que você é sim especial e merece todo o amor e felicidade que existe.

  • Durma mais cedo

Ter boas noites de sono contribui para uma vida saudável. Dormir bem melhora o metabolismo, ajuda na disposição e previne doenças crônicas. O sono irregular pode aumentar em 30% a necessidade do corpo por insulina no próximo dia. Portanto, faça um favor para você: durma bem!

  • Atenção para a alimentação

Você sabia que a nutrição do corpo está diretamente ligada ao bom humor e sensação de bem estar? Por isso, realize refeições saudáveis ao longo do dia, busque por alimentos com valor nutricional alto e lembre-se do ditado popular: você é o que você come. Se alimente bem e sinta a melhora no funcionamento do corpo inteiro. Vale até se presentear com uma My Toffee depois de uma refeição caprichada combinado?

Cuide da sua mente

  • Experimente algo novo

Quais são as coisas que você gostaria de fazer, mas por conta das tarefas diárias e do quanto se dedica à outras pessoas não faz? Chegou a hora de dar atenção para elas. Saia para fazer algo novo, mude a rotina e viva novas experiências. Você pode se arriscar em um curso novo ou só mudar o caminho para casa. Não importa o tamanho do passo, o que importa é caminhar.

  • Pratique exercícios que favorecem o relaxamento

De modo geral, os exercícios fazem bem para o corpo inteiro. Dentro das opções de atividades existem modalidades com movimentos pensados para trabalhar a mente, como o yoga, o pilates ou a dança, que exigem uma respiração mais calma, atenção para os movimentos mais leves e,de quebra, liberam endorfinas. Experimente praticar uma atividade com foco na respiração pelo menos uma vez na semana para aliviar a tensão.

  • Seja carinhosa ao falar sobre você

Se você pensa duas vezes antes de falar algo negativo para alguém, por que se julga com tanta facilidade? Tenha atenção na forma como você conversa com seu eu interior. Se perceber que está prestes a se ofender, respire fundo e tente não falar. Manter seu crítico interno quieto é fundamental para manter o equilíbrio emocional. Reconheça que você não é essa voz, entenda que não dar ouvidos a ela é um processo, até que ela perca a força.

Cuide da área espiritual

  • Faça parte de uma comunidade

Doe seu tempo para uma causa digna, frequente encontros, rodas de conversa e coisas do tipo. O importante aqui é que você tenha um compromisso e seja parte de algo importante, que vai de acordo com sua filosofia de vida. Manter-se ativa ajuda a manter o espírito alimentado.

  • Pratique a gratidão

Reclamar é muito mais fácil do que agradecer. Isso é o que torna a gratidão tão importante. Além de você exercer a disciplina para valorizar o que conquistou, praticar a gratidão te obriga a enxergar a quantidade de coisas boas que fazem parte da sua vida, e isso alimenta a alma.

  • Leia sobre a espiritualidade

Livros com temas relacionados a sua religião ou crença servem como um guia, principalmente nos dias mais complicados. Desenvolva o hábito de ler pelo menos 10 páginas por dia e você perceberá que, inconscientemente, a leitura está contribuindo para o seu desenvolvimento espiritual e pessoal.

A rotina de autocuidado não é algo vem naturalmente. É preciso querer se dedicar para encontrar um tempo para se cuidar. A melhor forma de desenvolver o autocuidado é tentando encaixar pelo menos uma das dicas acima no seu dia. Quando vocÊ começar a se sentir melhor, vai perceber que se cuidar virou algo natural.

Newsletter

Fique mais próximo da Riclan, receba informações sobre produtos e lançamentos.