Um pouco sobre nós

A história da Riclan teve início na década de 40, na cidade de Rio Claro, com a produção artesanal de balas que eram vendidas na estação ferroviária para passageiros da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Devido ao grande sucesso das balas, foi fundada a IG Teixeira e vários funcionários foram contratados. Em 1963 a fábrica recebeu novos investimentos, iniciou a produção de pirulitos e passou a chamar-se Fábrica de Balas São João. Nesse período nosso sabor já se espalhava por todo o Brasil com a produção de 1,5 toneladas de produtos por dia.

A estratégia adotada pela empresa para conquistar novos mercados e oferecer produtos de qualidade, fez com que em 1973 uma moderna fábrica com 30.000m2 fosse inaugurada. Esta fase marcou o lançamento da primeira bala gelada com figurinhas do Brasil, um produto inovador para a época. Outro fato marcante do período foi o início das exportações para o exigente mercado norte-americano...a partir daí, o mundo passou a conhecer o delicioso sabor dos produtos São João.

Com uma estrutura fabril moderna e o desenvolvimento de novos produtos, importantes marcas foram lançadas. Em 1978, os divertidos chicles Buzzy chegaram ao mercado e tornam-se um grande sucesso, com o colorido de suas figurinhas e variedade de sabores.

A busca contínua por oferecer produtos modernos e diferenciados aos consumidores conduziu a empresa, em 1985, à aquisição de equipamentos de última geração. Com esta conquista, a Fábrica de Balas São João lançou os refrescantes drops Freegells, uma linha de produtos que agregou valor ao seu portifólio e que até os dias atuais, ocupa uma importante posição no mercado de candies no Brasil.

Buscando a globalização das suas marcas, no início dos anos 2000, a Fábrica de Balas São João adotou uma nova imagem corporativa e passou a se chamar Riclan S.A.

Ao longo dos anos, várias marcas foram criadas fortalecendo sua gama de produtos e agregando valor aos negócios. Lançamentos como Freegells, Buzzy, Pocket, My Toffee, Gomutcho, Go Jelly, Pop Mania, Energy Mix e TNT comprovam a qualidade e inovação de suas linhas.

A Riclan tem desenvolvido um forte trabalho relacionado ao licenciamento de personagens e é reconhecida pelo mercado por lançar produtos modernos e conectados com o público infanto-juvenil, com as licenças mais desejadas do momento.

Para consolidar um plano de expansão, em 2003 foi adquirida uma nova área em Rio Claro de 200.000 m2, onde foi instalado um moderno centro de distribuição e uma nova unidade fabril, baseada em tecnologia de ponta. A qualidade das matérias primas utilizadas, a atualização e modernização constante do parque industrial e o treinamento e especialização dos funcionários, permitem à Riclan ocupar uma posição de destaque nos cenários nacional e internacional, sendo considerada uma das empresas mais inovadoras no segmento de candies.

Atualmente, a empresa produz cerca de 240 toneladas de produtos por dia, que são distribuídos para todo o território nacional e mais de 50 países como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, República Tcheca, Romênia, Argentina, Peru, Chile, entre outros.

Meio ambiente

A Riclan não se esquecendo da conscientização ambiental, efetua a seleção e tratamento de seus resíduos, não degradando assim o meio-ambiente.

A Riclan faz uso das metodologias de última geração para a Gestão da Qualidade, com isso faz com que os colaboradores absorvam e levem para dentro de seus lares a conscientização para a qualidade e preservação do meio-ambiente.

O Reciclar é transformar os produtos que você usou em outros novos, sem precisar de, por exemplo , desmatar uma área para fazer papel.

Porque reciclando nosso lixo estamos ajudando a salvar a vida de todo planeta, conservando matérias-primas e economizando energia. Por isso, a Riclan faz a sua parte, tendo mais da metade do seu lixo industrial reciclado, papel e papelão, plásticos, metais e vidro. Afinal, reciclar 1 tonelada de plástico economiza 130 quilos de petróleo, a lata pode resistir 100 anos à ação do tempo, reciclar 1 tonelada de papel poupa 22 árvores, consome 71% menos energia elétrica e polui o ar em 74% menos do que fabricá-la. Reciclar 1 tonelada de vidro gasta 70% menos energia do que fabricar.

Na Riclan, a água é utilizada para a fabricação dos produtos e também para a limpeza dos equipamentos, então tratamos essa água para devolvê-la à rede de água e esgoto de nossa cidade sem estes resíduos.

A estação de tratamento de efluentes industriais da Riclan funciona 24 horas, com capacidade de tratar até 120 metros cúbicos de água, um volume equivalente a 600.000 copos de água por dia.

Responsabilidade social

PIPA - PROGRAMA INTERNO DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA À AIDS

Investir em responsabilidade social é investir em qualidade de vida, portanto a Riclan busca dentro de seu ambiente corporativo, desenvolver projetos focados na educação e saúde de seus colaboradores.

O programa PIPA (Programa Interno de Prevenção e Assistência à Aids) foi lançado em 2007 e é uma das parcelas mais importantes no quadro de responsabilidade social da Riclan. Inspirado na Declaração do Milenio, movimento mundial lançado em 2000. A Declaração do Milenio é um compromisso entre os 190 países membros Organização das Nações Unidas (ONU), em prol dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milenio (ODM): acabar com a fome e a miséria, educação de qualidade, igualdade e valorização da mulher, redução a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e o mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Desde de 2007, o programa PIPA visa diminuir a vulnerabilidade da comunidade em adquirir o vírus HIV. Para tanto, são realizadas ações contínuas que oferecem informações sobre a prevenção e assistência da doença.

Na primeira etapa do projeto, a Riclan realizou a pesquisa CAP (Center for AIDS Prevention Studies) para avaliar o conhecimento, atitudes e práticas dos colaboradores sobre o tema de DST/AIDS (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Sensibilizou os participantes com estatísticas mundiais, nacionais e locais sobre a transmissão e número de infectados. Após três módulos de treinamento, com a participação de todos os funcionários de norte ao sul do país, foi implantado um plano de ações contínuas focadas em datas especiais como Carnaval, Dia dos Namorados, Dia Mundial da Luta contra a AIDS, entre outros.

O PIPA conta com a parceria e o apoio constante do CTA/COAS e do Programa Municipal DST/AIDS de Rio Claro. Inclusive, desde 2009 a Riclan faz parte do CEAIDS (Conselho Empresarial de Prevenção ao HIV/AIDS do Estado de São Paulo), estimulando e fortalecendo a responsabilidade social dentro da empresa contra o vírus.

Entre os prêmios que o projeto recebeu, podemos destacar o Troféu Prêmio Incentivo na 3ª E 4ª Edição do Prêmio CEN AIDS no Mundo do Trabalho, em 2007 e 2008 respectivamente.

Saúde

VIDA LEVE - SEJA SAUDÁVEL

Com o aumento do número de obesos no país - e sabendo o risco que o sobrepeso pode trazer à saúde - o Programa Vida Leve, em parceria com o SESI, foi implantado na Riclan em junho de 2012 com o objetivo de estimular a adoção de uma reeducação alimentar e, consequentemente, atingir uma melhoria no bem estar e qualidade de vida dos funcionários. O projeto é constituído por etapas: exames laboratoriais, palestras, consultas de nutrição, pesagem semanal e a elaboração de um cardápio especial para o restaurante da Riclan.

Além da constante assistência do Médico do Trabalho, os funcionários podem ser encaminhados, conforme a necessidade de cada um, para especialistas como cardiologistas, endocrinologistas entre outros. O atendimento nutricional ocorre através de consultas individuais onde serão oferecidas orientações específicas e personalizadas.

Para estimular quem está seguindo as dicas de saúde dos profissionais, semanalmente ocorre a pesagem individual com premiação mensal do colaborador que mais eliminar peso.

OUTUBRO ROSA

Conhecido e comemorado internacionalmente, o Outubro Rosa é um movimento popular para a luta contra o câncer de mama que estimula a participação da população, empresas e entidades. O câncer de mama é o segundo mais comum em todo mundo, com cerca de 1,15 milhão de novos casos por ano. Só no Brasil, foram 52 mil novos casos entre 2012 e 2013. (fonte: portalsaude.saude.gov.br).

O objetivo central do "Programa Outubro Rosa” é incentivar as colaboradoras e esposas de funcionários na faixa dos 40 anos a fazer mamografia anualmente.

Para contribuir com a redução dessas taxas, o projeto tem a proposta de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce através da mamografia. Na Riclan, o médico mastologista e oncologista, Dr. André Coroa, fez palestra sobre a prevenção e tratamento. Além disso, tivemos um treinamento de capacitação sobre câncer de mama, com a equipe Rede Rioclarense de Combate ao Câncer, Carmem Prudente e Susan G. Komen for the Cure®. O objetivo desta capacitação foi formar multiplicadores de informação.

Além dessas campanhas de conscientização, tivemos ações com todos os funcionários vestidos de rosa, com o logo: ‘a Riclan apoia a luta contra o câncer de mama’. Fora da fábrica, stands distribuíam material informativo sobre o tema e a iluminação da Torre da Avenida Rio Claro.

Riclan – empresa amiga da mulher!